Vereadores pedem implantação de centro odontológico, construção de UBS e melhorias na infraestrutura do IML

Elias da Construforte (PSB), Zé do Bode (MDB) e Léo Márcio (Pros) apresentaram proposições com pedidos de melhorias na área da saúde na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (14).

Centro odontológico

Na Indicação nº 20/2023, Elias propôs ao governo municipal que implante um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que é uma unidade destinada ao atendimento odontológico especializado no âmbito do Sistema Único de Saúde, com a realização de diagnóstico bucal, periodontia especializada, cirurgia oral menor; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

De acordo com o vereador, todas as informações pertinentes à criação de um CEO estão no portal da saúde no site do governo federal e existe recurso disponível da União para auxílio na implantação e manutenção da unidade.

Essa indicação tem objetivo de auxiliar na melhoria do atendimento odontológico da população, bem como na melhoria da qualidade de vida, pois entendo que a saúde bucal é extremamente essencial a todos”, destacou.

Unidade Básica de Saúde

Já o vereador Zé do Bode pediu, por meio da Indicação nº 61/2023, a implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), melhorias na rede elétrica e transporte público na comunidade Vila Horebe, na zona rural de Parauapebas.

Em nossas visitas, estivemos na referida vila e constatamos que a mesma não possui nenhuma estrutura básica por parte do governo municipal, exceto uma agente comunitária de saúde que reside no local e seus moradores, uma população de aproximadamente 70 famílias, nos questionaram sobre a necessidade de implantação desses serviços”, informou o vereador

IML

Em seguida, Léo Márcio apresentou a Indicação nº 63/2023, na qual sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) firme termo de cooperação com o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, para a aquisição de mais câmaras frias para o Instituto Médico Legal (IML) em Parauapebas e de um veículo próprio de remoção de corpo para o serviço de verificação de óbito.

Segundo o vereador, a unidade do IML de Parauapebas possui apenas duas câmaras frias, com três gavetões em cada, para acondicionar os corpos que lá dão entrada. De modo geral, o referido órgão lida e cuida dos corpos advindos de mortes violentas, deixando uma lacuna para as mortes naturais. No Hospital Geral não há câmaras frias que possam acondicionar as vítimas de morte natural

“Trago uma indicação voltada à área da saúde e da dignidade para com os cidadãos que falecem em nossa cidade. Compreendo ser necessário que se firme um termo de cooperação, entre a Semsa e o Centro de Perícias, para que a secretaria adquira e faça a cessão de uso de mais câmaras frias para o IML, condicionando o órgão a receber e acondicionar também as pessoas que venham a falecer de morte natural, pelo tempo necessário de o corpo ser encaminhado para as vias cabíveis”, explicou.

Aprovação

As três indicações foram aprovadas e enviadas para o prefeito Darci Lermen e para o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Déo Martins/ Infopebas

Deo Martins