Vereador Miquinha propõe construção de laboratório de análise de alimentos e pede duplicação de rodovia

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas deste ano, realizada na última terça-feira (22), o vereador Israel Miquinha (PT) apresentou duas proposições com solicitações voltadas para as áreas de agricultura familiar e de infraestrutura.

Análise de alimentos

Por meio da Indicação nº 11/2022, Miquinha propôs a construção de um laboratório de bromotologia no Centro Tecnológico de Agricultura Familiar (Cetaf).

O vereador informa na proposição que a análise bromatológica consiste na identificação e quantificação precisa dos componentes nutricionais de uma matéria-prima (alimento), avaliando o material como um todo, isto é, composição e qualidades da matéria-prima. Através desta análise é possível obter de forma assertiva os valores dos macronutrientes, o valor calórico, a quantidade de sódio e fibras, bem como a proporção de cada um deles em cada alimento.

A análise de alimentos é um dos principais pontos a serem observados no setor de nutrição animal e vegetal. Conhecer os alimentos que estamos fornecendo aos animais é o primeiro passo para que possamos assegurar boa produtividade a um custo/benefício compatível com a realidade da produção nos diferentes momentos do ano. Apesar da análise bromatológica ser uma tecnologia simples, relativamente barata e de importância estratégica, não é utilizada pela maioria dos produtores brasileiros”, relatou Israel Miquinha.

Na justificativa da proposição, o parlamentar ressalta ainda que a escolha do local para implantação do laboratório é de suma importância para o bom funcionamento do mesmo. Sendo necessária uma boa estrutura física que garanta segurança e locomoção no local, espaço adequado, fácil acesso e possuir um bom sistema de ventilação.

Por isso, a sugestão de Miquinha é para que seja implantado no Cetaf, local que é a base de apoio dos técnicos e agrônomos da Secretaria Municipal de Produção Rural para a realização de experimentos, cultivos de mudas e desenvolvimentos de projetos visando a exploração de tecnologias a serem repassadas ao produtor.

Duplicação de rodovia

Miquinha propôs ainda, na Indicação nº 12/2022, a celebração de um convênio com a empresa Vale para a duplicação da Estrada Paulo Fonteles no perímetro entre a rotatória de Palmares Sul e a Estação Ferroviária; bem como a reforma das rotatórias; construção de ciclovia e faixa de pedestres.

O vereador ressalta na proposição que a Estrada Paulo Fonteles é de suma importância para o município de Parauapebas e para a companhia Vale, pois é a rota de uma grande quantidade de carretas e ônibus que prestam serviço à mineradora, além de ser o único acesso da população à Estação Ferroviária e ao espaço Pêra, armazém de cobre da Vale.

A empresa Vale já mostrou interesse na parceria para a realização da obra de duplicação e melhorias na via. Cabe agora ao governo municipal buscar formas possíveis para a celebração desse convênio, facilitando o trabalho e a vida de centenas de pessoas que precisam utilizar diariamente essa via”, argumentou Israel Miquinha.

Aprovação

As duas indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen e para os secretários municipais de Obras, Luiz Castilho; de Agricultura, Milton Zimmer; e de Governo, Keniston Braga 

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Déo Martin/Infopebas

Deo Martins