SEMTUR – Qualificação em turismo fortalece o setor em Parauapebas

Mais de 200 servidores da segurança pública municipal participam nesta semana de uma qualificação em turismo. Ministrada pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), o curso “Conhecendo as Rotas Turísticas” vai capacitar os servidores da Guarda Municipal (GM) e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) para a recepção e orientação de turistas e moradores de Parauapebas.

A iniciativa da Semtur faz parte de um pacote de medidas que estão sendo implantadas este ano para alavancar o turismo na cidade. Além dos investimentos em qualificação de pessoal, outras ações já foram adotadas no primeiro semestre com o objetivo de consolidar Parauapebas como um polo turístico na região de Carajás.

Dentre os conteúdos ministrados na qualificação estão as rotas turísticas já estruturadas, a apresentação do trade turístico e de conceitos importantes para o desenvolvimento do setor. Ao todo, quatro turmas já participaram com mais de 30 servidores já certificados.

Para Darles Zabitosk, inspetora da GM e participante do curso, com a realização do treinamento as informações podem ser passadas imediatamente para as pessoas nas ruas, agregando mais valor ao atendimento prestado aos turistas e moradores de Parauapebas com relação as rotas turísticas.

De acordo com o secretário de Turismo, Rodrigo Mota, os investimentos em turismo na cidade são completos. “O trabalho que está sendo desenvolvido vai desde a implantação de estruturas turísticas, como os Pits, até a qualificação de pessoas para atender os turistas que chegam aqui. Com o curso, vamos oferecer aos agentes de trânsito e guardas municipais um maior conhecimento sobre os atrativos turísticos de Parauapebas. Com isto, a população terá mais uma porta de acesso às informações para localizar os pontos turísticos da cidade”, afirma o secretário.

Medidas para o desenvolvimento do Turismo

Desde a criação da secretaria, em dezembro de 2020, a Semtur já implantou diversas atividades para o desenvolvimento do turismo na cidade. Entre as medidas está o relacionamento com órgãos de governo como Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Turismo. Além disso, a sinalização turística de Parauapebas está em fase de implantação e foram instalados seis Postos de Informações Turísticas em pontos estratégicos da cidade.

Para o segundo semestre, a agenda da Semtur está recheada de ações incluindo a participação em feiras nacionais e internacionais para divulgação das potencialidades turísticas de Parauapebas.

 

Texto: Márcia Machado – Foto: Chico Sousa – Assessoria de Comunicação/PMP

Deo Martins