Projetos de lei dão nomes de fotógrafo a praça e de servidora pública a posto de saúde em Parauapebas

 Projetos de lei dão nomes de fotógrafo a praça e de servidora pública a posto de saúde em Parauapebas

Dois projetos de lei aprovados na sessão da última terça-feira (6) na Câmara Municipal de Parauapebas fazem homenagens póstumas ao renomado fotógrafo Anderson Souza e à servidora pública Grazielly Caetano de Oliveira.

O Projeto de Lei nº 185/2022, de autoria do vereador Ivanaldo Braz (PDT), denomina de “Praça da Integração Anderson Souza a praça da integração localizada entre as ruas Rio de Janeiro e Sol Poente, no Bairro Rio Verde; e o Projeto de Lei nº 187/2022, de autoria do Poder Executivo, dá denominação de Grazielly Caetano de Oliveira à Unidade Básica de Saúde no Bairro Cidade Jardim.

Anderson Souza

Conforme descreveu Ivanaldo Braz na justificativa do projeto de lei, Anderson Souza foi um fotógrafo de destaque em Parauapebas e na região de Carajás. Com seu olhar e suas lentes, ele registrou de forma única as belezas naturais da Floresta Nacional de Carajás, a comunidade indígena, a mineração, as pessoas e o desenvolvimento de umas das regiões que mais crescem no Pará. O homenageado era natural de Marabá e faleceu em junho deste ano.

Seu legado na arte fotográfica é uma riqueza para a memória visual da região de Carajás. Suas imagens percorreram o mundo mostrando a cultura indígena, sendo reconhecido em diversos festivais nacionais e internacionais, com trabalhos premiados. Anderson representou o Pará no Irã, no coletivo Everyday Brasil. As exposições fotográficas Cultura dos Xicrins e Serra Pelada – Esperança Dourada alavancaram a carreira do artista, que tinha uma verdadeira paixão pela fotografia”, destacou o vereador.

Grazielly Caetano

A servidora pública Grazielly Caetano de Oliveira atuava na Secretaria Municipal de Saúde, ocupando o cargo de diretora administrativa, e tinha mais de quatorze anos de atuação no município, marcada reconhecidamente pela competência e responsabilidade. Ela perdeu a vida em 28 de julho do corrente ano, após complicações de saúde.

Grazielly Caetano atuou de forma direta na articulação interna para a construção da Unidade Básica de Saúde no Bairro Cidade Jardim, que vai receber o nome dela, sempre visando entregar o serviço público de qualidade em prol da população parauapebense.

Desta forma, solicitamos que, após as análises das comissões legislativas pertinentes, seja o projeto aprovado pelo plenário dessa Casa Legislativa, nos termos do art. 12, inciso XXI, da Lei Orgânica Municipal de Parauapebas”, diz trecho da justificativa do projeto de lei.

Depois de serem lidos em plenário, separadamente, os dois projetos de lei foram discutidos, aprovados e encaminhados para análise e sanção do prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges / AscomLeg2022

Deo Martins