Prefeitura de Parauapebas lança curso para servidoras gestantes

 Prefeitura de Parauapebas lança curso para servidoras gestantes

A primeira turma iniciada conta com 10 participantes. Novas turmas devem ser abertas no segundo semestre

Seguindo com a missão de promover ações de valorização do servidor público municipal, a Prefeitura de Parauapebas iniciou nesta segunda-feira, 14, o curso para servidoras grávidas, onde elas aprenderão e trocarão experiências sobre condições clínicas da gestação, mudança corporal, paternidade, amamentação, autocuidado, entre outros assuntos.

O curso é ministrado pela equipe multiprofissional do Programa Bem-Estar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH) da prefeitura. Neste primeiro momento foi iniciada uma turma, com previsão de abertura de novas para o segundo semestre. Informações sobre como se inscrever no curso podem ser obtidas pelo número 3346-7258.

As participantes do curso serão acompanhadas durante a gestação e pós-parto, mas o atendimento não substitui o pré-natal explica Elveni Dalfeth, responsável pelo CTRH. “A gravidez é um período em que a mulher está sensível, toda ajuda é bem-vinda. A equipe do programa vai promover encontros presenciais, com temas específicos com as gestantes. Quem precisar de atendimento nutricional ou psicológico, por exemplo, poderá contar com a equipe do Bem-Estar”, pontua Elveni.

A gestora também destaca que “essa é mais uma iniciativa da gestão municipal no sentido de valorizar os servidores, essa é a nossa missão, conforme determinado pelo nosso prefeito Darci Lermen. Também temos o apoio do nosso secretário de administração, Cássio Flausino, para fazer as ações necessárias em benefício ao servidor”.

Depoimentos sobre o curso

Não esperava, nem imaginava que teria um curso assim para nós, servidoras gestantes. A gestação é um momento especial, mas muitas mulheres se sentem fragilizadas. Ter um acompanhamento com esse faz a gente se sentir valorizada. Tenho expectativa que vai ser muito bom, vou aprender bastante no curso”, destaca Niele Oliveira, Auxiliar Administrativo na secretaria de segurança (Semsi).

Minha expectativa é muito boa, principalmente sabendo que os maridos terão uma participação também, precisamos muito do apoio deles. Estou aqui para aprender, mesmo sendo a minha terceira gestação, que foi uma surpresa, eu não estava esperando. É a primeira vez que eu tenho acesso a esse tipo de serviço, achei muito boa essa iniciativa”, opinou Carla Viana, Assistente Social na Semas.

Texto: Karine Gomes  – Fotos: Orion Lima  – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Deo Martins