Parque dos Ipês abre as portas para a população

 Parque dos Ipês abre as portas para a população

Um espetáculo com show pirotécnico e o acionamento da fonte interativa foram os pontos altos da inauguração do Parque dos Ipês, nesta sexta-feira, 26, que ficou lotado. A população prestigiou todos os novos espaços de lazer e de atividades físicas disponíveis no parque, que conta com atrativos diferenciados.

Esse parque foi a melhor coisa que fizeram pra gente que mora aqui no Tropical. Gostei demais”, disse a dona de casa Francisca Santos, que levou as duas netinhas para aproveitar o espaço no dia da inauguração. O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, destacou a importância do Parque dos Ipês para a comunidade.

Aqui vamos poder nos encontrar, encontrar as famílias, encontrar as crianças, encontrar aqueles que querem brincar. Aqui é lugar para piquenique, para brincar, para jogar, para correr, para caminhar. É um espaço maravilhoso para todos nós e é um dos resultados do Prosap, esse importante programa que vai entregar ainda muito mais para a nossa gente”, disse Darci.

Participaram da cerimônia de inauguração o vice-prefeito, João Trindade, o presidente da Câmara de Vereadores, Ivanaldo Braz, e os demais vereadores: Zacarias Marques; Raianny Rodrigues; Miquinha; Josivaldo da Farmácia; Leandro do Chiquito; Francisco Eloécio; além de vários secretários municipais e a equipe em peso do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), responsável pela execução da obra do parque.

Parque dos Ipês e o Igarapé Lajeado

A parte dos fundos do Parque dos Ipês é contornada pelo igarapé Lajeado, que está em processo de revitalização graças às obras do Prosap na região. “A entrega do parque faz parte de uma obra ainda mais ampla, que vai beneficiar a população com espaços de lazer de esporte e, principalmente, saneamento básico. É mais qualidade de vida para a nossa comunidade”, explica Cleverland Carvalho, coordenador de projetos especiais do governo.

O projeto do Prosap no Lajeado vai contemplar 10 bairros da cidade e vai eliminar também pontos de alagamentos no período do inverno ao longo do igarapé. Em breve será lançada a segunda etapa de obras e um outro parque já será construído na região do projeto, com dimensões ainda maiores.

O Parque dos Ipês está localizado à margem da PA 160, próximo ao bairro Tropical. O novo espaço de lazer beneficia comunidades do Complexo Altamira, Residencial Alto Bonito, Tropical e Ipiranga. A obra também melhora o paisagismo do local e contribui para a valorização de imóveis na região.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Elienai Araújo

Deo Martins