Palmares 2 recebe primeira edição do Desenvolve Itinerante

Os moradores da Palmares 2, zona rural de Parauapebas, foram os primeiros beneficiados pelo projeto Desenvolve Itinerante, uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) que visa atender as populações que moram mais distantes do centro da cidade com os serviços da secretaria.

A ação, realizada nesta terça-feira, 7, levou serviços do Banco do Povo e do Sine, além de atendimentos da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) e Sala do Empreendedor. De acordo com Mariano Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento, a atividade faz parte de uma aproximação da gestão municipal com a comunidade que visa atender o município como um todo com serviços necessários para o desenvolvimento local.

Segundo a professora Rita, diretora da escola onde a ação ocorreu, a comunidade de camponeses só tem a agradecer pela ação, principalmente as mulheres que veem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho ou valorizar suas pequenas empresas. “Nós temos aqui muitas empresárias que precisam do recurso ou que sonham em ter seu próprio negócio. Então, só temos a agradecer”, afirma Rita.

Quem também ficou feliz com a ação foi a produtora rural Áurea Lúcia que por meio do Banco do Povo está ampliando a produção do seu laticínio com a aquisição de uma ordenha. “Com essa força, eu tô com fé de melhorar mais”, diz a produtora rural.

O Desenvolve Itinerante também ofereceu serviços de cadastro de trabalhadores, entrada no seguro desemprego, emissão de PIS e emissão de carta de encaminhamento para o mercado de trabalho. Esta é a primeira edição e outras comunidades também serão beneficiadas ao longo do ano.

Texto: Márcia Machado – Fotos: Renato Resende

Deo Martins