Obras do Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado iniciam nesta quarta, 16.

 Obras do Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado iniciam nesta quarta, 16.

Primeira etapa vai começar pelo bairro Jardim Ipiranga com a construção de rede de coleta de esgoto

Amanhã, 16, a Prefeitura de Parauapebas dá início à primeira etapa de obras do Projeto de Revitalização e Recuperação do Igarapé Lajeado. É mais uma importante frente de trabalho que integra o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

O novo projeto abrange intervenções de micro e macrodrenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, construção de unidades habitacionais, de parques urbanos e lineares, urbanização e paisagismo. “É um projeto belíssimo. O mais importante é que ele trará uma melhoria de vida extraordinária para a nossa gente”, enfatiza Darci Lermen, prefeito municipal.

As obras serão executadas pela empresa Transvias e vão começar pelo bairro Ipiranga, com a construção, nesse primeiro momento, da rede de coleta de esgoto. Com as execuções, as ruas G01, G17, E10, A8, C16, C17 e Avenida Dubai serão interditadas de forma programada.

Vamos iniciar com a construção da rede dupla de esgoto nessa região. Nosso planejamento é executar 30 metros de rede, por dia. Assim como construir a Estação Elevatória de Esgoto”, antecipa o engenheiro da Transvias, Sérgio Sabia.

1º trimestre de obras

Nesses primeiros três meses de obras estão previstas a construção de 50% da rede coletora de esgoto do bairro Ipiranga, 100% das duas estações elevatórias dos bairros Ipiranga e Tropical, e ainda liberação da terraplanagem para execução do sistema viário [reconstrução e construção de novas vias]. “A meta é cumprir todo o planejamento”, reforça o engenheiro Sérgio.

O contrato com a empresa Transvias é na ordem de R$ 55 milhões, com previsão de execução  em 18 meses. Nessa primeira etapa, as obras vão alcançar os bairros Ipiranga, Jardim Tropical I e II, Novo Tempo, Jardim Ipê e Vale do Sol.

Com a revitalização e recuperação do Igarapé Lajeado, mais de 90 mil pessoas de dez bairros de Parauapebas serão beneficiadas com mais qualidade de vida, lazer e bem-estar.

O Projeto do Igarapé Lajeado tem duração de quatro anos, com o seu desenvolvimento em duas etapas. Com todas as intervenções previstas pelo Prosap, o município de Parauapebas estará entre as melhores cidades do Brasil em saneamento básico e infraestrutura urbana.

Conheça mais sobre o projeto aqui.

Texto: Jéssica Borges  – Fotos: Kelson Araújo/Prosap  – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Deo Martins