As obras do projeto Ilha do Coco II seguem em ritmo acelerado e representam um importante avanço em infraestrutura, urbanização e mobilidade urbana em Parauapebas. Executada pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), a intervenção reforça o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento urbano sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
Com mais de 85% das obras concluídas, o projeto já transforma a paisagem da região do Beira Rio, promovendo melhorias estruturais que impactam diretamente a mobilidade, o saneamento, a acessibilidade e o lazer da comunidade.
“Esta é uma obra que vai contribuir com a mobilidade urbana nessa região. Terá ciclovia, calçadas e inserimos um playground para o lazer das crianças. Contamos com a compreensão da comunidade pelos transtornos das obras, mas estamos trabalhando com seriedade, garantindo a segurança dos trabalhadores e dos moradores da região”, destaca Lucas Medeiros, coordenador de infraestrutura do Prosap.
O projeto Ilha do Coco II recebe financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Entre os principais avanços estão a implantação de aproximadamente 17 quilômetros de rede de esgoto e a construção de novos viários, que irão garantir mais fluidez e segurança no trânsito.
A obra contará com 3,6 quilômetros de sistema viário e 2,5 quilômetros de calçadas e ciclovias, contribuindo para a mobilidade urbana e oferecendo mais segurança a pedestres e ciclistas. Outro destaque é a criação de espaços voltados ao lazer e à convivência da população, como playground, promovendo mais bem-estar e qualidade de vida para moradores e visitantes.
A revitalização da Rua 120, no bairro Beira Rio, além das melhorias realizadas em diversas vias da localidade, também terá forte impacto social e urbano, contribuindo para a valorização dos imóveis, a redução de alagamentos e a criação de espaços públicos mais seguros e acessíveis.{“data”:{“product”:”vicut”,”enterFrom”:”new_image”,”source_type”:”vicut”,”os”:”ios”,”source_platform”:”mobile_1″,”capability_name”:”capcut_photo_editor,capcut_image_smart_lighting”,”region”:”BR”,”editType”:”image_edit”,”pictureId”:”D8471E70-01B1-4C8F-8B6F-72A86CBEF730″,”appVersion”:”17.8.0″,”client_key”:”aw889s25wozf8s7e”},”tiktok_developers_3p_anchor_params”:”{“product”:”vicut”,”source_type”:”vicut”,”os”:”ios”,”editType”:”image_edit”,”region”:”BR”,”source_platform”:”mobile_1″,”appVersion”:”17.8.0″,”enterFrom”:”new_image”,”pictureId”:”D8471E70-01B1-4C8F-8B6F-72A86CBEF730″,”capability_name”:”capcut_photo_editor,capcut_image_smart_lighting”,”client_key”:”aw889s25wozf8s7e”}”,”source_type”:”vicut”}
“Estamos iniciando esse período de verão e estamos fazendo essa retomada com todo gás, com o pé no acelerador, principalmente aqui no Ilha do Coco Dois, na Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Verde e no Parque Maria Bonita. São obras de muita importância e de um impacto social muito grande, e estamos dando o nosso melhor para entregar o mais rápido possível”, destaca Natanael Júnior, coordenador adjunto do Prosap.
Texto: Anne Costa – Fotos: Chico Souza – Assessoria de Comunicacação/PMP 2026