Implantação de escola de apoio para autistas e criação da Semana do Autismo são propostas por Raianny

 Implantação de escola de apoio para autistas e criação da Semana do Autismo são propostas por Raianny

Escola

Por meio da Indicação nº 381/2022, a vereadora propôs a construção de uma escola de apoio pedagógico direcionada a todas as faixas etárias de indivíduos autistas e outras deficiências intelectuais, atendendo da educação infantil ao ensino superior, com atendimento especializado feito por uma equipe multidisciplinar de outras secretarias parceiras (Saúde e Assistência Social).

Trata-se de uma extensão da escola regular, que fará atendimento humanizado e altamente qualificado em ambiente totalmente adaptado para pessoas com TEA e outras deficiências intelectuais, tendo em vista que essas pessoas apresentam, entre outras especificidades, o déficit de atenção, diferença de aprendizado em salas regulares de ensino, por força da dificuldade de socialização, bem como, por conta do barulho que existe nas escolas regulares, devido à quantidade de alunos que lá existem”, explicou.

Raianny acrescentou ainda que o funcionamento da escola de apoio dar-se-ia em horário contraposto ao da escola regular, ou seja: o indivíduo autista e outras deficiências intelectuais teriam dois momentos de educação diariamente, como se fossem momentos de terapia, que muitos pais não têm condições de pagar e as oferecidas pela saúde não atendem à demanda, formando filas que demoram bastante, prejudicando o desenvolvimento.

Essas atividades seriam adaptadas para cada nível, diversificadas, especializadas e planejadas, de acordo com as especificidades de cada aluno, com o objetivo maior de torná-lo alfabético funcional, tendo oportunidade de conhecer suas competências e habilidades, para que possa futuramente, desenvolver toda e qualquer atividade profissional que queira, exercendo com qualidade e autonomia seu papel de cidadão participativo numa sociedade inclusiva”, descreveu a vereadora.

Semana

Em seguida, Raianny Rodrigues apresentou a Indicação nº 382/2022, na qual sugere a inclusão no calendário oficial de eventos do município da Semana de Conscientização sobre Autismo em Parauapebas.

A ideia é que a referida semana seja comemorada no período de 2 a 8 de abril de cada ano, por meio de manifestações públicas de familiares de autistas, juntamente com associações, com a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Parauapebas (Comped) e instituições de atendimento deste público.

A data inicial da semana municipal foi escolhida para coincidir com o Dia Mundial de Conscientização ao Transtorno do Espectro Autista, que é celebrado em 2 de abril. A data tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno”, justificou a parlamentar.

Aprovação

As duas indicações de Raianny Rodrigues foram aprovadas por unanimidade e serão enviadas ao Executivo Municipal, para que o prefeito Darci Lermen analise a viabilidade de colocá-las em prática.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022

Deo Martins