Governo Municipal assina ordem de serviço que levará asfalto para a Vila Carimã

 Governo Municipal assina ordem de serviço que levará asfalto para a Vila Carimã

Quase 19 km chegarão para beneficiar toda esta região que fomenta a economia local por meio da agricultura familiar e o agronegócio.

Na última quinta-feira, 11, a prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Especial de Governo (Segov) assinou juntamente com representantes da região do Contestado e vereadores, a ordem de serviço (OS) que vai levar asfalto para região da Palmares I, compreendendo desde a Vila Carimã até a ponte do rio Itacaiúnas. Essa é a terceira OS assinada nos últimos meses, a primeira comunidade beneficiada e que já está em tempo de obras é Vila Três Voltas, logo depois, a Vila Rio Branco que também está em fase de asfaltamento, agora é a vez da Vila Carimã entrar no cronograma de ações.

São quase 19 km de asfalto que vai beneficiar toda aquela região. O PMI não para, em seguida a gente assina a ordem de serviço da Valentim Serra e num futuro bem próximo, a ordem de serviço do novo Terminal Rodoviário. É pra isso que a gente tá aqui, entregar obras em benefício da sociedade a cada dia”, detalhou o secretário Especial de Governo, Wesley Costa.

O trecho da Vila Carimã representa grande valor comercial para o sul do Pará, já que esta região possui um dos maiores rebanhos bovinos que movimentam a balança comercial do Brasil e afeta de forma positiva a economia de Parauapebas, sem falar dos agricultores que ajudam a sustentar o comércio local. As obras de asfaltamento nesta localidade foi possível, devido ao empenho da atual gestão em assinar um Termo de Cooperação, viabilizando ações entre os municípios de Parauapebas e Marabá, por existir comunidades que pertencem às duas cidades.

O progresso que chegará às imediações da Carimã causou grande entusiasmo entre lideranças rurais. “Agradecer muito a Deus por mais essa oportunidade para nós, através do governo municipal e dizer que será mais um ponto de asfalto que dará acesso da Vila Carimã a mais a cinco PA, aumentando o progresso para a nossa produção do campo” afirmou o presidente da Associação da Vila Carimã, Juarez Pereira da Silva.

É mais uma conquista da nossa região do Contestado. A gente espera melhora, inclusive para a produção que vem do Contestado, porque essa estrada é um corredor que vem lá de Novo Repartimento, Quatro Bocas e Marabá e ajuda a economia, então é gratificante”, pontuou o presidente da Associação da Vila Conquista João Batista

Através destes investimentos, a prefeitura tem levado até a zona rural, inúmeras obras de infraestrutura, como drenagem, terraplanagem e asfaltamento. Dentro do planejamento está 250 km de asfalto em toda a zona rural, conectando as vilas entre elas, até o centro da cidade, já foi assinada a ordem de serviço para a recuperação e manutenção de 1,5 mil km de estradas vicinais, além da substituição de todas as pontes de madeira por pontes de concreto.

O Programa Municipal de Investimentos foi projetado para fazer investimento na zona urbana e também na zona rural. Estamos aqui assinando a ordem de serviço desse eixo, ligando a Vila Carimã à ponte do Itacaiúnas que é uma via de integração da região até as Quatro Bocas. Estaremos na próxima semana assinando também a ordem de serviço do restante que falta para completar a Vila Três Voltas e provavelmente da área do Valentim Serra. É o governo avançando naquilo que foi comprometido”, finalizou o vice-prefeito de Parauapebas, João Trindade.

No próximo sábado, 12, a partir das 9h30, a prefeitura convida a população para participar da assinatura da OS que contempla o segundo trecho entre Palmares II até a comunidade Três Voltas.

Texto Cleidi Rodrigues – Fotos Órion Lima

Deo Martins