Construção do Cetaf Parauapebas segue em ritmo acelerado

 Construção do Cetaf Parauapebas segue em ritmo acelerado

A Prefeitura de Parauapebas apoia as atividades de produção do campo e tem investido cada vez mais em melhorias que contribuem para o aumento da renda de famílias que dependem deste tipo de economia para os próprios sustentos, pensando assim, o governo municipal tem buscado oferecer aos pequenos ruralistas, maiores chances de investirem em suas propriedades e a expectativa agora, está em torno das obras do Centro Tecnológico da Agricultura Familiar de Parauapebas (Cetaf).

O novo espaço está sendo construído para atender as demandas desempenhas pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), que visa expandir projetos que colocam Parauapebas entre as cidades do interior do estado do Pará na lista das cidades com grande potencial para a agricultura familiar. As obras que estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) e estão em fase de acabamento.

Segundo o setor de engenharia da Semob são cerca de 1,7 mil m2 de construção. O projeto desenvolvido foi pensado para oferecer conforto durante as atividades que serão desenvolvidas no espaço, além de oportunizar estudos, pesquisas e o acolhimento dos produtores rurais que participarem de eventos que vierem a ser recepcionados em Parauapebas, sendo assim, veterinários, agrônomos, técnicos, zootecnistas poderão desempenhar seu papel com qualidade, durante treinamentos, cursos, palestras e orientações voltadas aos camponeses da região. O objetivo do governo municipal é que após a conclusão e entrega do Cetaf, o espaço se torne uma referência na região.

Aqui terá um auditório com capacidade para quase 200 pessoas, refeitório com cozinha industrial, oito dormitórios, sendo dois deles com acessibilidade ao público  PcD, e em cada um deles terá banheiro. Já no hall de vivência, teremos oito banheiros sociais que também serão adaptados, na parte externa está sendo finalizado o estacionamento que vai comportar mais de 60 veículos”, detalhou o engenheiro da Semob, responsável pela execução da empreitada, Renato Calil. Os serviços da obra estão em 72% concluídos e a previsão de conclusão será para dezembro.

Localizado no km 23 às margens da rodovia PA160, entre os municípios de Parauapebas e Canãa dos Carajás, é no Cetaf que centenas de produtores contam com a assistência e o apoio da gestão municipal para diversificar a produção, com o plantio de mudas de várias espécies entre elas estão,  frutas, hortaliças e algumas espécies de árvores para reflorestamento e que são distribuídos pela Sempror durante as visitas técnicas às terras de produtores que fazem parte dos programas rurais da atual gestão.

A gente entende que o produtor rural ao receber a nova sede vai ser uma grande oportunidade de aprimorar o seu conhecimento técnico a assim aplicar na sua propriedade, tudo que a Sempror puder orientar, como cursos e orientações técnicas para as práticas da piscicultura, agricultura, plantio e outros programas já existentes aqui em Parauapebas. Então o Centro vai ser um local onde produtor vai ser bem recebido para que possa aprender com os instrutores. Garantir mais rentabilidade para sua própria família”, finalizou o coordenador do Cetaf da unidade Parauapebas, Mac Allan Barroso.

Texto Cleidi Rodrigues – Ascom PMP – Fotos Manuel Oliveira – Semob

Deo Martins