Boletim do DMTT aponta diminuição no número de sinistros de trânsito

Com base nos dados dos Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT), documento comprobatório de casos de sinistro lavrados pelos agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), a Divisão de Estatística do órgão aponta uma redução nos números de ocorrências de janeiro a agosto de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2021 foram registrados 562 sinistros, enquanto este ano foram contabilizadas 333 ocorrências.

Os bairros Cidade Nova, Beira Rio, Da Paz, Cidade Jardim e Rio Verde são os que aparecem no balanço com mais casos de acidentes.

O Cidade Jardim foi o bairro que teve a diminuição mais expressiva, sendo registrados 139 acidentes em 2021 e 58 em 2022, uma redução de 58%. Seguido do Cidade Nova, onde foram contabilizados 82 sinistros em 2021, contra 49 este ano, representando uma diminuição de 51%.

Foram 151 ocorrências no bairro Da Paz no ano passado, já em 2022, 81 casos. No Rio Verde, 116 acidentes em 2021 e 87, em 2022. Enquanto no Beira Rio foram contabilizados 74 sinistros em 2021 e 58, em 2022.

De acordo com o diretor do DMTT, Raphael Pinheiro, a redução do número de acidentes se deve ao conjunto de fatores que vão desde a atuação efetiva dos agentes na fiscalização, sinalização, monitoramento, mudança nos sentidos de vias, além de ações educativas em diversos pontos da cidade.

Todas as mudanças e o trabalho que vem sendo realizado é pensado na segurança das pessoas que se deslocam no trânsito. Vale ressaltar os números apontados se referem aos casos em que o DMTT é acionado. Também é importante falar que a maioria dos acidentes acontece por imprudência ou imperícia, sendo o principal fator a falha humana, por desatenção, falta de cuidado”, explicou.

Rafael lembra que este mês o DMTT, por meio do NET, tem intensificado as ações educativas em decorrência da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece no município até o final de setembro.

Aproveito para reforçar a temática deste ano que é: Juntos salvamos vidas e destacar, que, um trânsito mais seguro depende das nossas ações. Por isso, destaco que é importante seguir as leis de trânsito e evitar qualquer distração, quando estiver pilotando, pedalando, dirigindo, ou até mesmo atravessando a via”, finalizou.

Texto: Sara Nascimento – Semsi – Foto: Irisvelton Silva e Leila Silva – Semsi – Assessoria de Comunicação – PMP

Deo Martins