Ampliação da Estação de Tratamento de Água do bairro Tropical I é pedido por Miquinha

O tratamento adequado da água reduz impurezas prejudiciais e nocivas à saúde e melhora a sua qualidade, uma vez que remove bactérias, protozoários, substâncias venenosas e o teor excessivo de compostos orgânicos. Por isso, a água tratada é de suma importância para controle e prevenção de doenças e para a qualidade de vida da população. Pensando nisso, o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, solicitou ao Governo Municipal, em Sessão Legislativa realizada nesta terça-feira (22), a ampliação da Estação de Tratamento e Distribuição de Água no bairro Tropical I.

Garantir que a população tenha acesso à água e, principalmente a uma água de qualidade, causa um impacto direto na vida de todo cidadão. Pois, a qualidade da água impacta diretamente na redução da mortalidade em geral e, em particular, da infantil; na redução de horas de trabalho perdidas devido a doenças e no desenvolvimento social com a elevação do padrão de vida de toda a comunidade”, ressaltou Miquinha.

Água x Doenças

Se não tratada a água é um perigoso veículo de transmissão de doenças, notadamente do aparelho intestinal. Doenças como: cólera; febre tifóide; febre paratifóide; disenteria bacilar; amebíase ou disenteria amebiana e esquistossomose. E doenças que, em certos casos, a água tem uma grande importância como agente, como: hepatite infecciosa; Poliomielite; Perturbações gastrointestinais de etiologia obscura; infecções dos olhos, ouvidos, garganta e nariz; fáries dentárias; fluorose; Bócio; saturnismo e metemoglobinemia. Segundo Miquinha, a ampliação da Estação de Tratamento e Distribuição de Água no bairro Tropical I assegurará o abastecimento de água potável à milhares de pessoas. “Uma vez realizada a ampliação, a Estação tem potencial para atender as comunidades dos bairros Tropical I, Tropical II, Vale do Sol e Ipiranga”.

Carros pipas

Hoje grande parte dessas comunidades estão sendo abastecidas por carros pipas, o que não é nem de longe o ideal. Pois, além do risco de contaminação a esse recurso tão importante, tem o gasto com aluguel de carros pipas, o não pagamento da tarifa de abastecimento e o incômodo dessa população, que precisa muitas vezes carregar água em baldes para as tarefas diárias. “A água é um recurso vital para a sociedade. Então, é preciso que a Gestão Municipal ofereça um serviço de abastecimento de água de qualidade e que contemple toda a população do município”, ressaltou Miquinha.

Texto: Rosiere Morais

Deo Martins