Projeto Novo Estado completa um ano de obras

Um investimento aguardado há muito tempo, que trará melhoria da transmissão de energia elétrica, completa um ano de avanço. Trata-se do Projeto Novo Estado (PNE), da ENGIE Brasil Energia, que terá 1.805 quilômetros de linhas de transmissão, que abrangem 24 municípios entre os Estados do Pará e Tocantins.

O PNE, há muito tempo, é almejado pelo setor elétrico para dar reforço ao Sistema Interligado Nacional”, diz o engenheiro de subestações, Jefferson Sobreira, do Projeto Novo Estado. Isto porque a eletricidade é fundamental para o desenvolvimento econômico e social e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

As obras avançam lado a lado com as ações desenvolvidas junto às comunidades, como o incentivo ao empreendedorismo local, à geração de emprego e renda, e apoio às áreas de educação, saúde e segurança pública, entre outras iniciativas. “Com a conclusão das obras do Projeto Novo Estado haverá a melhora da segurança da infraestrutura energética, o que possibilitará novos investimentos na região”, afirma Leandro Magri, gerente do Projeto Novo Estado.

Após um ano, o projeto contabiliza cerca de 75% das fundações concluídas, e mais de 1.500 torres encontram-se montadas. Na área de meio ambiente, foram mais de 3.000 vistorias e diversas ações socioambientais que beneficiaram municípios da área de abrangência do empreendimento. “Realizamos visitas em algumas comunidades com a intenção de conhecer as principais necessidades para embasar nossa análise de investimento social privado. Além disso, no cenário atual da Covid-19, diversas doações estão sendo realizadas com o objetivo de apoiar o combate à pandemia”, explicou o consultor socioambiental do PNE, Frederico Paiva.

Diante da pandemia por Coronavírus, diversas ações de prevenção e cuidados com a saúde dos trabalhadores fazem parte do cronograma de atividades dentro e fora dos canteiros de obras. “Para garantir o avanço do projeto no período de pandemia, foram realizadas 101 campanhas de saúde no trabalho, além de diversas medidas de prevenção e testagem da Covid-19, com o objetivo de proteger a saúde dos colaboradores” afirma Grazielli Balieiro, enfermeira do trabalho.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é a maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R$ 10,5 bilhões.

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Nosso propósito (“raison d’être”) é agir para a aceleração da transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (gás, energia renovável, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com nossos 170.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso mais harmonioso.

Receita em 2019: 60,1 bilhões de Euros. O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Samara Batista – Gaby Comunicação

Deo Martins