Motoristas novatos podem ter a CNH cancelada.

A Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como carteira de motorista, carta de motorista ou carteira de habilitação é o documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres.

Conquistar a CNH é um sonho para muitas pessoas. O processo é longo e exige calma e concentração do futuro condutor. Em alguns estados, o documento pode custar até R$ 3 mil. Por isso, conseguir chegar ao fim das etapas é uma grande vitória.

Ao ser apto em todas as etapas, o motorista conquista a primeira habilitação é chamada PPD – Permissão Para Dirigir ou CNH provisória). Com ela, o condutor precisa ter cuidado redobrado.

A habilitação provisória funciona como um período de experiência com validade de 12 meses. Isso porque, com a CNH provisória, não há o sistema de pontos como funciona com a CNH definitiva. Ou seja: as multas não são contabilizadas, mas sim com base no número de infrações cometidas.

Isso significa que o novo motorista deverá provar, enquanto estiver com a PPD, que está realmente apto a enfrentar o trânsito com responsabilidade. Durante os 12 meses, o condutor não poderá cometer nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infração de natureza média. Ainda assim, nesse período, mesmo se for penalizado qualquer que seja a infração, ele poderá recorrer.

Dol com informações de Uol

Deo Martins