A paralisação teve início na segunda-feira (02) e foi causada por uma interferência na estrutura da estação. Antes do início das operações da Águas do Pará, foi construído um muro sobre a adutora de água bruta, tubulação responsável por levar a água do Rio Parauapebas à estação, o que acabou comprometendo o funcionamento do sistema.
Desde então, as equipes atuaram de forma contínua e ininterrupta em duas frentes de trabalho. A primeira, já concluída em caráter provisório, permitiu religar a ETA 02 com segurança. A segunda frente, segue em andamento, para fazer o desvio definitivo da adutora, para substituir a solução temporária e trazer mais segurança ao sistema, evitando novas ocorrências. A previsão é que essa etapa seja finalizada nos próximos dias.
Durante todo o período, a concessionária manteve ações para reduzir os impactos à população, com apoio de caminhões-pipa e atendimento prioritário a serviços essenciais. A equipe de Responsabilidade Social também esteve presente nos bairros, identificando as necessidades mais urgentes para direcionar o atendimento de forma eficiente.
Os trabalhos exigiram atenção redobrada com a segurança, pois a ETA 02 está localizada em um terreno de difícil acesso, em área de morro.
“Desde o início da ocorrência, nossas equipes atuaram de forma contínua e coordenada para garantir uma solução segura e responsável. A religação da ETA 02 é um passo importante, e o retorno do abastecimento está sendo feito de forma controlada, respeitando todos os critérios técnicos”, destaca Vilmar Pereira, gerente executivo de Operações da Águas do Pará, acrescentando que a concessionária segue monitorando o sistema e avançando com a obra definitiva para oferecer mais estabilidade à população de Parauapebas.