Dia Mundial da Água é tema de evento realizado pela Prefeitura municipal através do Saaep

 

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira, 22 de março, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) organizou um evento com exposições de projetos de reutilização de água, laboratório, maquetes, reciclagem entre outras ações.

Apesar de todo o investimento feito pela Prefeitura de Parauapebas que garantiu aumento significativo no abastecimento de água, a coordenadora de Educação Ambiental da autarquia, Gina Barreto, lembrou que o maior problema ainda enfrentado pela gestão é o desperdício. “Ainda é comum encontrar pessoas que usam água potável para lavar o carro e até mesmo a rua”, informa Gina.

Por essa razão, a iniciativa dos adolescentes Tailson Valério, Daniel Berg, Miqueias Pereira, Rykelme Logan e Leidiane Barsosa, do 9º ano da Escola Municipal Carlos Henrique, recebeu destaque no evento. Eles desenvolveram um projeto que reutiliza água gerada pelo ar condicionado de sua sala armazenando toda a água que normalmente é desperdiçada. Depois de coletado, o líquido pode ser usado para limpeza da própria escola ou, após um processo de filtragem, consumido.

A diretora do Saaep, Francisquinha Vieira, lembra que a preservação do Rio Parauapebas, principal fonte de abastecimento de água da cidade e que vem gradualmente baixando o nível por problemas como escassez de chuvas e desmatamento, é de responsabilidade de todos os cidadãos. “Além de economizar água, é importante preservar a mata ciliar e não jogar lixo em lugares indevidos”, recomenda Francisquinha.

Reportagem: Anderson George – da Redação do Portal Infopebas.

Comentários do Facebook