1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e sabendo que a informação é o melhor caminho para a prevenção, a Prefeitura Municipal de Parauapebas vai lançar na próxima sexta-feira (29), a campanha “Dezembro Vermelho – Mês de Conscientização e Luta contra a AIDS”. O evento ocorrerá na Feira Livre do bairro Cidade Jardim, na Avenida H entre as avenidas D e D5, das 08h às 12h.
A ação voltada para jovens, adultos e idosos visa orientar sobre a prevenção e medidas de controle para diminuir os casos de óbitos por causa do HIV/AIDS, como destaca Michele Ferreira, diretora de Vigilância e Saúde (VISA). “Vamos oferecer à comunidade testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além de entregar panfletos educativos e orientar quanto à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, detalha Michele.
Durante o mês de dezembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural vão intensificar as atividades educativas e testagem rápida.
Indicadores em Parauapebas
Segundo o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) / Serviço de Atendimento Especializado (SAE), atualmente, estão cadastrados 6.714 prontuários em Parauapebas. Destes, 855 (13%), são HIV/AIDS em tratamento e a faixa etária mais atingida é entre 20 e 35 anos.
De janeiro a novembro de 2019, o município registrou 122 novos casos de HIV/Aids. Entre as mulheres, são 19 (AIDS) e 21 (HIV). Já entre os homens, são 33 (AIDS) e 49 (HIV).

Comentários do Facebook