O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde, em Marabá (PA), lança o projeto “Time de Resposta Rápida” (TRR), que tem como objetivo contribuir com a segurança do paciente.
O TRR conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em urgência e emergência, que estão em constante atualização no atendimento e tratamento dos principais agravos dos pacientes internados.
Implantado no mês de setembro, a iniciativa contribui para prevenir a deterioração clínica dos pacientes que não reagem de maneira satisfatória, aos tratamentos adotados nas enfermarias da instituição.
Mesmo com toda a assistência, alguns pacientes podem ter uma piora clínica inesperada, como por exemplo, quando há uma parada cardíaca ou uma convulsão. O TRR está qualificado para intervir nestes casos, prestando uma assistência interdisciplinar, que visa estabilizar o paciente de forma rápida e viabilizar sua plena recuperação”, explica Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP.
São os profissionais mais experientes da unidade, que ficam responsáveis pela pronta avaliação, triagem e tratamento dos pacientes com sinais de agravamento clínico, que estão fora do ambiente das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
O projeto é desenvolvido com sucesso nos grandes hospitais do país, sendo assim mais um dos avanços que a instituição realiza em prol da segurança dos seus usuários. “No HRSP a segurança do paciente sempre vem em primeiro lugar. Essa é mais uma das ações que desenvolvemos para garantir que todos os usuários internados tenham um atendimento de excelência“, ressalta Valdemir.
Como funciona o TRR
O Time de Resposta Rápida do HRSP, que atua 24 horas por dia, sete dias por semana, é acionado por rádios comunicadores que ficam de posse da equipe, que é chamada no caso de qualquer intercorrência grave, chegando rapidamente ao local.
Segundo o diretor Técnico do HRSP, Cassiano Barbosa, a equipe de TRR da unidade é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, que participam de capacitações contínuas para melhor atender os pacientes.
A prioridade dessa equipe é atender rapidamente possíveis intercorrências graves em pacientes mais complexos internados nas enfermarias, para isso treinamos regularmente“, ressalta Cassiano.
O médico ainda explica que essa iniciativa de prevenção colabora para a recuperação mais rápida dos pacientes, evitando o agravamento dos quadros e o encaminhamento para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo assim, o seu tempo de permanência na unidade.
Quando atuamos na prevenção, evitamos que esses pacientes sejam encaminhados para UTI. Se mesmo assim for necessário, eles irão chegar na unidade em um estado mais estável, o que vai contribuir para uma recuperação mais rápida desse usuário“, complementa.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará é uma unidade do governo do Estado que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
Ederson Oliveira – Pró Saúde