A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) informa que, por volta das 00h20 desta terça-feira (5), presos do pavilhão 5 do Centro de Recuperação Penitenciário Pará I (CRPP I), no Complexo de Santa Izabel, pularam a muralha próxima à guarita 7, nos fundos da unidade prisional. Eles utilizaram uma corda feita com lençóis emendados para escalar a estrutura e tiveram apoio externo, com disparos de arma de fogo.
Também no CRPP1, por volta de 1h45, no presídio de Americano, foi frustrada uma ação de resgate de presos. A tentativa foi contida pelo Batalhão de Polícia Penitenciária (Bpop), pelas PM’s de Castanhal e de Santa Izabel, e por duas guarnições do Comando de Operações Especiais (COE), que revidaram da muralha, além da Rotam, que deu apoio na rua Ferreira Pena. Os presos fugiram pela guarita 8. O Bpop ocupava as guaritas 7 e 9, porém os militares não conseguiam avançar em virtude do apoio externo.
Na ação, houve troca de tiro. A Susipe informa que os internos contaram com aproximadamente 3 pontos de apoio externo e possivelmente com apoio interno de apenados. Informações preliminares do diretor de Administração Penitenciária da Superintendência, que está no local desde a madrugada, apontam que, após buscas realizadas no entorno da unidade, até este momento foi contabilizada a fuga de 15 custodiados. Um deles foi alvejado e morreu no local.
Agora pela manhã, os agentes da Susipe entrarão na unidade com a ajuda das guarnições, para fazer a contagem dos presos e verificar as condições internas do local. Somente após a conferência poderá precisar o quantitativo. A polícia segue com as investigação sobre os incidentes.
Reportagem: Agência Pará

Comentários do Facebook