Resgatadas de cativeiro no Pará, filhotes de onça pintada são batizadas de Simone e Simaria. ( Foto: Reprodução/TV Liberal)

Dois filhotes de onça pintada foram resgatadas de um cativeiro em uma fazenda em Cumaru do Norte, cerca de 500km de Marabá, sudeste do Pará. O resgate foi feito por equipes do Ministério Público do Estado e da Fundação Zoobotânico de Marabá, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente.
Os animais foram encaminhados para a Fundação Zoobotânico de Marabá onde receberam atendimento veterinário, que identificou o sexo e ainda indicou que as onças tinham cerca de quatro meses de vida. Além disso, as filhotes foram batizadas de Simone e Simaria, em homenagem às cantoras sertanejo.
Segundo o biólogo Manoel Ananis, que participou da ação de resgate, as onças estavam alojadas em um espaço pequeno e insalubre, correndo o risco de morrerem em poucos dias.
Eles não sobreviveriam mais de uma semana se nós não tivéssemos feito esse resgate rapidamente. Lá eles colocavam alimento e ficava tudo sujo.São animais muito novos, não sabem caçar, então a alimentação vai ser dada pelos tratadores. Dificilmente esses animais conseguem voltar para a natureza.“, explicou o biólogo.
Manter animal silvestre em cativeiro é crime ambiental sob pena de detenção e multa que varia de R$ 5 mil à R$ 50 milhões.
Fonte: G1 Pará