Em breve a comunidade da VS-10 será beneficiada com a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A equipe, que atuará na unidade, já foi selecionada e passa por capacitação, iniciada na segunda-feira, 3, e segue até sexta-feira, 7, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). Cerca de 40 profissionais vão trabalhar na UBS.
O objetivo da capacitação é levar informações de como será o processo de trabalho e desenvolver ações e estratégias específicas. Estamos focando a Política Nacional de Atenção Básica. É a primeira vez que uma equipe passa por capacitação antes de começar a trabalhar”, detalhou Agenilma Gomes, coordenadora de Educação na Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A população pode esperar uma equipe cheia de vontade de trabalhar, que levará um atendimento humanizado aos moradores da região. A capacitação, além de fortalecer o conhecimento técnico de cada um, promove integração e nos ajuda a construir um bom processo de trabalho”, destacou a enfermeira Dhatilane Mergulhão, que será a gerente da nova unidade.
A auxiliar de saúde bucal, Ana Paula, fará parte da equipe. Ela, que veio de Belém e está há pouco tempo na rede pública de saúde, em Parauapebas, destacou o diferencial do município, “estou impressionada com a qualidade do atendimento e do material de trabalho. Tenho certeza que a população se beneficiará com esta nova unidade”.
O secretário de Saúde do município, Gilberto Laranjeiras, ressaltou o trabalho que vem sendo feito pela gestão municipal, em prol de melhorias na área da saúde. “Tem sido uma das marcas da gestão do prefeito Darci Lermen, o atendimento humanizado na saúde. Trabalhamos, cada vez mais, para oferecer um bom atendimento a nossa população. A UBS da VS-10 é um desejo dos moradores da região, vamos entregar o que há de melhor em infraestrutura e atendimento”, disse Gilberto.
Texto: Luciana Queiroz/Karine Gomes – Foto: Semsa – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP