O comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Gledson Melo dos Santos, destacou nesta quarta-feira (29), que o número de roubos vem caindo no município. Ao todo, 1.439 casos foram registrados neste ano, 2020, enquanto em 2019 foram 3.594 roubos. No ano anterior, 2018, foram contabilizados 4.282 casos.
Os dados fazem parte do balanço da atuação da Polícia Militar ao longo dos últimos três anos e foram apresentados no programa Fala Cidade – TV Correio, em Parauapebas, em entrevista à apresentadora Camila Ferreira.
O comandante citou que desde que assumiu o Batalhão, em 2019, os números são expressivos referente ao combate ao crime, o que garante à população um sentimento de segurança. Ele pontuou que neste ano a PM realizou 66 prisões relacionada ao crime de tráfico de entorpecentes, enquanto no ano anterior foram 176 prisões. Em 2018 o registro foi de 136 prisões.
Veja a tabela sobre as apreensões de drogas nos últimos três anos:O tráfico de drogas é outra situação de ocorrência onde policiais à paisana fazem o levantamento, as informações que chegam relacionadas ao tráfico de drogas envolvem policiais que estão em campo observando para concretizar a prisão”. Outra maneira que a PM atua para coibir o tráfico são as abordagens diárias realizadas pela Rocam, como detalhou Gledson.
O comandante pede que a população continue colaborando com a polícia ao denunciar crimes na cidade, através do Centro de Controle de Operações (CCO) pelo número: (94) 99264-5348.
O tenente-coronel destaca que uma das maiores queixas recebidas pelo CCO são reclamações de poluição sonora. “A gente tem um problema muito grande, deixar bem claro que a Polícia Militar atua nestas ocorrências, indo ao local para constatar a queixa”. A maioria das denúncias são anônimas, conforme ele.
Reportagem e foto: Theíza Cristhine – Correio de Carajás