Cerca de 2 mil alunos do curso de formação de praças da Polícia Militar cumprem neste sábado (12) uma etapa importante da preparação: eles saem pela primeira vez às ruas, no estágio supervisionado, para vivenciar situações reais da carreira e, ao mesmo tempo, reforçar o policiamento ostensivo. Em Belém, cerca de 500 homens e mulheres se concentraram na Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, e de lá saíram para diversos pontos da capital. A ação faz parte do pacote de medidas de combate à criminalidade e reforço da segurança pública anunciado pelo governo do Estado.

Além da capital, os demais 1,5 mil praças em formação cumprem a mesma atividade no interior, nos municípios de Conceição do Araguaia, Itaituba, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Tucuruí, Paragominas, Capanema, Bragança, Altamira, Barcarena, Soure e Breves. A previsão é que no início de agosto deste ano todos já estejam efetivamente nas ruas. Aprovados no último concurso público da instituição, os futuros policiais foram integrados, em outubro de 2017, a esse novo modelo de formação.

Neste momento estamos dividindo as patrulhas, para que os futuros novos policiais deem início efetivo ao estágio supervisionado. É um novo momento na formação desses profissionais, levando mais segurança a toda a sociedade paraense, não só aqui em Belém, mas em todos os municípios-sede que são polos do curso de formação de praças da Polícia Militar”, explicou, logo cedo, o comandante-geral da PM, coronel Hilton Benigno.

Reforço – Ainda neste sábado, a PM executa ações de cunho social em localidades da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. Nos últimos 15 dias, o governo reforçou o policiamento ostensivo, com a execução de pelo menos 11 operações policiais em diversos pontos da capital e do interior. Abordagens em ônibus, barreiras do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e ações do Corpo de Bombeiros fazem parte do trabalho, que leva mais segurança à população.

Somente no último fim de semana, além das ações rotineiras da PM, foi deflagrada a Operação Sáfara 3, que cobriu os bairros do Benguí, Parque Verde, Tapanã e Pratinha. Motocicletas e viaturas foram usadas nas ações de policiamento preventivo. Os policiais abordaram 122 pessoas, 27 carros, uma van, 17 motos e dois ônibus, e vistoriaram 14 estabelecimentos comerciais.

Reportagem: Luiz C. Santos – Agência Pará