O Hospital Yutaka Takeda (HYT), localizado na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), recebeu a visita do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), entre os dias 22 e 23/10, para certificar a assistência em enfermagem, conforme o Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Sistema Cofen e Conselhos Regionais. O fator principal para essa conquista é a prática de Excelência em Segurança do Paciente. Estiveram presentes os profissionais de enfermagem do Conselho, Cláudio Porto e Márcia Simão, que efetivaram o processo de certificação na instituição.
Para alcançar essa certificação, é necessário que as instituições sejam avaliadas em seis dimensões: ações gerenciais sistêmicas; estrutura organizacional; aspectos operacionais; infraestrutura; gestão de pessoas e responsabilidade ambiental. Com mérito, o Hospital Yutaka Takeda atingiu 90% de conformidade nos requisitos avaliados, certificando a qualidade da assistência de enfermagem prestada. “A palavra que me define é orgulho de fazer parte desta história”, disse a coordenadora de Enfermagem, Joyce Brandão.
O coordenador do Comitê Nacional da Qualidade, Cláudio Porto, relata que “o programa de qualidade traz a possibilidade de certificar unidades institucionais, reconhecendo o esforço e excelência daquele serviço. Nosso objetivo é que os profissionais possam ser reconhecidos em suas práticas assistenciais”.
A equipe Assistencial da Unidade se sentiu honrada em receber tal reconhecimento, especialmente em ser o primeiro Hospital do Brasil a receber o selo de qualidade do COFEN. Segundo a técnica de Enfermagem, Adriana Silva, “essa certificação é um orgulho, pois valoriza o que eu faço no dia a dia, o que faço no meu trabalho, na minha função. Saber que somos reconhecidos é um diferencial ao trabalhar nesta instituição, onde atuamos de maneira correta e humanizada”, afirmou.
O gerente de Enfermagem, Diogo Abreu, juntamente com a coordenadora do ambulatório/SADT, Fernanda Andreotti, e coordenadora da Qualidade, Natália Rosa, se sentiram prestigiados por proporcionarem a equipe de enfermagem este reconhecimento, valorizando ainda mais os profissionais assistenciais, que promovem a segurança do paciente.
Fernanda acrescenta que “evidenciar o trabalho da enfermagem, demonstrando que eles têm uma grande missão dentro da instituição é um fator importante, e com essa certificação podemos evidenciar a qualidade do nosso trabalho e o quanto buscamos ser cada dia melhores nas práticas assistenciais e na segurança do paciente”, destacou.
Resultado
O resultado da avaliação do COFEN foi bem visto pelo diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak, que parabenizou cada profissional assistencial e considerou a ciência e o amor de forma conjunta na atenção aos usuários, faz a instituição uma referência reconhecida todos os dias. “A certificação recebida pelo HYT através de uma avaliação altamente criteriosa do Conselho, demonstra a excelência dos serviços assistenciais de enfermagem desta Unidade, com uma gestão voltada para a qualidade e segurança do paciente, fortalecida pelas boas práticas assistências, por meio de equipes e alta liderança de enfermagem, capacitados e comprometidos com as técnicas e humanização, que acredita na inovação e no fazer diferente, promovendo uma relação de confiança e segurança entre os usuários e profissionais da assistência”, explica.
Para complementar a satisfação da Pró-Saúde, a gerente Assistencial Corporativa, Sandra Miziara, reconhece o excelente resultado conquistado na avaliação dos processos assistenciais, em foi possível evidenciar que todo trabalho e dedicação aplicado no cuidado centrado no paciente foi efetivo. “Estamos no caminho certo para melhorar a experiência e a segurança do paciente. Parabenizo também ao COFEN pela iniciativa dessa certificação que sedimenta um processo crescente de empoderamento da profissão”, comentou Sandra.
A Diretoria Médica Corporativa, representada pelo Dr. Fernando Paragó, conta que essa certificação é muito importante para a Pró-Saúde e demonstra que os nossos processos assistenciais estão alinhados ao Conselho Federal de Enfermagem. “Considero seguro e adequado, evidenciando que a nossa política assistencial é colocada em prática e é capaz de realmente fazer a diferença para o paciente”, enfatiza.
Na visita ainda estiveram presentes representantes assistenciais do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) e Hospital Oncológico Infantil, ambos de Belém (PA), e Hospital Cinco de Outubro (HCO) de Canaã dos Carajás, todos sob a gestão da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
Fonte: Pró Saúde

Comentários do Facebook