A gente é bem tratado desde quando entra até passar pelo médico. Isso é muito importante para quem faz um tratamento como esse. Eu me sinto muito bem aqui e, graças a Deus, sinto que estou melhorando a cada dia“. A declaração do aposentado Abdias Soares, 60 anos, que faz tratamento contra um câncer de próstata, reforça a opinião de dezenas de usuários da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, no sudeste paraense, que fechou o balanço de 2017 com um índice de satisfação do público de 99%.

Seu Abdias é um dos 7.177 pacientes que foram atendidos ano passado pela unidade e cuja diagnóstico é o de maior incidência entre os casos oncológicos: câncer da próstata (o segundo tipo de maior ocorrência é o câncer de mama e o terceiro, o de colo de útero). Por isso, o médico oncologista clínico Evandro Júnior reforça que o maior aliado na cura é o diagnóstico precoce. “Quando conseguimos aliar boas estratégias de prevenção, boas estratégias de rastreamento, com os tratamentos que nós oferecemos hoje, os tumores detectados no estágio inicial, como o de próstata e o de mama, têm uma taxa de cura bem superior a 90%“, afirma o oncologista.

Desde que iniciou os atendimentos no sudeste do Pará, em abril de 2016, a Unacon, em parceria com o governo do Estado – via Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) -, vem buscando melhorias constantes para que os usuários da unidade recebam um tratamento de qualidade, seguro eficiente e humanizado contra o câncer.

No Pará, assim como no Brasil, as atenções do governo do Estado estão focadas na prevenção, fatores de riscos e políticas públicas para o controle e enfrentamento da doença. Em Tucuruí, a Unacon cumpre o seu papel ao garantir o diagnóstico, tratamento e ações de educação em saúde para prevenção do câncer.

Em 2017, a equipe da unidade assegurou a realização de 16.708 exames, 1.684 atendimentos médicos, 615 procedimentos de quimioterapia, 21 biópsias, 876 procedimentos de Enfermagem, 235 atendimentos em Psicologia, 2.056 orientações do Serviço Social, 222 atividades de fisioterapia, 229 atendimentos na Nutrição, entre outras ações. Segundo o doutor Evandro Júnior, atualmente 345 pacientes passam por tratamento contra o câncer, sendo 126 de próstata, 83 de mama e 60 de colo de útero, entre os mais comuns.

Paralelamente aos atendimentos, a equipe multiprofissional da unidade desenvolve ações para que a população, usuários e profissionais da saúde recebam orientações sobre prevenção e tratamento contra o câncer. O objetivo é alertar a população da região sobre a importância do diagnóstico precoce e, especialmente, as vantagens de tratar da doença em sua região de origem, próximo de familiares e amigos.

Gestão em Saúde – De acordo com o diretor executivo da Unacon, Thiarle Dasse, este ano as ações de educação em saúde serão intensificadas. “Em 2018 teremos muitas campanhas e acreditamos que os parceiros que nos apoiaram até aqui estarão presentes em todas as ações, assim como outros que, tenho certeza, também vão reforçar esse trabalho, contribuindo para que o atendimento oncológico e essas informações alcancem um número maior de pessoas. Assim poderemos efetivamente prevenir o câncer, ao invés de somente tratá-lo “, observou o gestor.

Quem atuou junto à Unacon nas ações já desenvolvidas confirma a continuidade da parceria. “Sabemos da importância da prevenção e do quanto é fundamental todo tipo de apoio para quem enfrenta um tratamento contra o câncer. É por isso que nós, do Espaço Corpore, reafirmamos nossa disposição em trabalhar junto com a Unacon novamente este ano“, declarou o empresário Marcelo Silva.

Thiarle Dassi ressalta, ainda, que essa aproximação entre a unidade e a população permite que o cidadão conheça os serviços oferecidos, saiba mais sobre a doença para preveni-la e, caso venha a necessitar de tratamento, tenha a certeza de que será bem atendido pelos profissionais da Unacon, onde o serviço é 100% gratuito.

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do governo do Estado administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928 / 4599.

Texto: Vera Rojas – Agência Pará