O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), lança nesta quinta-feira (10), às 15 h, o Programa Obesidade Zero, que vai permitir a pacientes de todo o Estado o acesso à cirurgia bariátrica sem qualquer custo, e sem passar por filas de espera.
O governador Helder Barbalho lançará o Programa, que vai realizar 480 cirurgias bariátricas por ano no sistema público de saúde. A intenção é desafogar filas e garantir atendimento de qualidade para pacientes de todo o Pará. Essa é a primeira das várias iniciativas que fazem parte de um projeto maior denominado Fila Zero, ação que pretende acabar com as filas na área de saúde, em diversas especialidades.
A primeira modalidade, Obesidade Zero, tem como público-alvo pacientes obesos, com ou sem problemas de saúde, que passarão por avaliação médica para saber se têm indicação para cirurgia. Para isso, o paciente deve acessar o site para fazer uma autoavaliação, a partir do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além de responder a algumas perguntas que devem avaliar a possível indicação para a cirurgia. Caso haja, seu atendimento será marcado no próprio site, e ele receberá a confirmação do Hospital informando o dia e horário que deverá comparecer à consulta. As cirurgias serão realizadas nos hospitais Jean Bitar e Galileu, em Belém.
Agência Pará