Atualização de vacinas, palestras, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite B), aconselhamento e distribuição de preservativos. Essas ações foram realizadas por meio do projeto Saúde e Prevenção na Escola (SPE), nesta quinta-feira, 12, na Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, no bairro Palmares Sul.

A ação é promovida pela Diretoria de Vigilância em Saúde, Coordenação de Vigilância Epidemiológica e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O projeto oferece a comunidade escolar ações de conscientização, prevenção e sensibilização, conforme explicou o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Gilvanilson Teixeira, para frisar que todos os serviços visam à saúde e o bem-estar dos alunos. 

As ações já foram levadas a várias unidades de ensino, como Euclides Figueiredo, Eunice Moreira, Cepeja Castro Alves, Olga da Silva, Cepeja Rio Verde e, agora, a Paulo Freire. Mais de 800 alunos já foram atendidos pelo projeto, informou Gilvanilson.

O estudante Lucas de Sousa Albuquerque, 16 anos, participou dos testes rápidos, uma das ações oferecidas pelo projeto. “Resolvi fazer os testes rápidos, pois estou na idade correta e oportuna de fazer”, disse ele. A também estudante Francisca Wélica resolveu atualizar sua caderneta de vacinação “uma vez que estava faltando tomar uma vacina da carteira”.

Texto: Janaina Ravanelli | SemsaFotos: Luciano Silva | SemsaAssessoria de Comunicação – Ascom PMP

Comentários do Facebook