Ao longo de todo este mês de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Parauapebas adere à campanha Nacional de Combate à Hanseníase, conhecida como “Janeiro Roxo”. A programação começou no dia (03), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), com a capacitação de profissionais de saúde nas zonas urbana e rural e tem foco no diagnóstico precoce e tratamento.
Mesmo em 2020 ainda existem muitos mitos e preconceitos sobre a hanseníase, o que prejudica tanto o diagnóstico quanto o tratamento. A Campanha é essencial para a conscientização da população e também dos profissionais de saúde. As ações buscam casos novos, oferecem o diagnóstico e o tratamento precoces, auxiliam na divulgação de informações e na diminuição do preconceito, assim como reforçam o compromisso do município em controlar essa enfermidade.
A orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que as pessoas procurem uma unidade de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas (de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque). Outro ponto de atenção é se houver caso de hanseníase diagnosticado na família. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença imediatamente.
Acompanhe a programação:
Horário: 14h às 17h
• 15/01 – UBS Paulo Fonteles;
• 16/01 – UBS Jerônimo de Freitas (Palmares II);
• 17/01 – Vigilância em Saúde e USF Casas Populares;
• 24/01 – UBS Guanabara.
Texto: Nívia Lima – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Comentários do Facebook