Hemopa registra redução no número de doações de sangue

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) faz um alerta à sociedade em relação a diminuição no número de doadores de sangue neste período de férias escolares. Somente na primeira quinzena do mês de julho, já foi registrada uma redução de 38% no número de doações em relação ao mesmo período do mês passado.

Nossa grande preocupação é que, geralmente, as pessoas viajam mais na segunda quinzena de julho. Pra muita gente, este é um mês que representa férias, mas cirurgias continuam sendo realizadas e pacientes continuam dependendo de sangue, ou seja, as doações de sangue não podem parar”, esclarece a assistente social da Fundação Hemopa, Lílian Bouth.

Para reverter à situação, a Fundação Hemopa está intensificando campanhas externas e internas, com a mobilização de grupos solidários e instituições parceiras. “Também estamos fazendo contato direto, via telefone, com os doadores, lembrando que já está na hora de fazer nova doação de sangue”.

Bouth ressalta ainda a importância de lembrar que a doação de sangue é uma responsabilidade de todos. “Antes de viajar, seja solidário e faça a sua doação de sangue. Além dos três pontos de coleta em Belém, também temos unidades em Abaetetuba, Altamira, Capanema, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí”.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço: Em Belém, as doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h, tanto no Hemocentro Coordenador (Padre Eutíquio, 2109) quanto na Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole). E de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h, na Estação de Coleta Pátio Belém, no primeiro piso do Shopping Pátio Belém, dentro da Estação Cidadania. Mais informações: 0800 280 8118.

Reportagem: Vera Rojas – Agência Pará

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *