A ação solidária se espalhou pela cidade e viralizou nas redes sociais. | Reprodução

Com a pandemia de Covid-19 se espalhando rapidamente pelo mundo, medidas de prevenção foram tomadas por alguns governos e algumas pessoas correram para as farmácias em busca de máscaras, luvas e álcool em gel. Com isso, muitos estabelecimentos tiveram seus estoques zerados e preços elevados. Principalmente pela falta de conscientização coletiva aliado ao desespero.
Na contra mão de alguns estabelecimentos que estão se aproveitando da pandemia para aplicar preços abusivos nesses produtos, uma farmácia de Curitiba, resolveu fazer o contrário e se tornou exemplo de solidariedade.
Desde o fim da tarde de ontem, o estabelecimento, que fica no bairro Uberaba, expôs uma faixa com a seguinte frase: “Álcool em gel 50ml, grátis. Trás o frasco!” A iniciativa acabou viralizando nas redes sociais.
O proprietário do local, o farmacêutico Maicon Diego Custódio, de 33 anos, afirmou que a medida foi tomada para ajudar os moradores do bairro, mas a ação viralizou e várias pessoas de outras partes da cidade foram até o local em busca do produto.
Eu percebi que no fim de semana e na segunda-feira (16), a procura por frascos de álcool em gel cresceu muito, e vi que o meu estoque tinha só uns 30 frascos e não daria para atender toda a demanda. Por isso resolvi, fracionar e doar para poder ajudar mais pessoas“, disse ele à equipe de reportagem.
De acordo com Maicon, pelo menos 240 pessoas já foram até a farmácia em busca do produto. E já foram distribuídos entre 12 e 15 litros de álcool em gel até às 13h de ontem (18), quando o produto acabou.
No intuito de conseguir ajudar mais pessoas, Maicon tem ido nas fábricas de álcool em gel da capital paranaense na tentativa de refazer seu estoque e continuar a doação.
Consegui adquirir mais 70 frascos de 500 ml que eu pretendo doar. Mas como a procura e a repercussão foram muito grandes, eu vou entrar em contato com a Prefeitura para comunicar o que estou fazendo e ver se não tem nenhum problema, né?“, afirmou.
Ele disse que muitas pessoas procuraram a farmácia depois que a informação da distribuição gratuita de álcool em gel se espalhou pela cidade.
Teve uma senhora que chorou quando entregamos o produto a ela. Teve outra que ligou e ofereceu R$ 50 para que eu pudesse comprar mais produtos e continuar com a ação. A maioria vem aqui e agradece muito pelo o que estamos fazendo, mas essa é apenas a nossa parte“.
DOL com informação da UOL