Com o tema “Alerta para os danos do cigarro à saúde pulmonar”, a Prefeitura realizará ações alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, no período de 27 a 31 de maio, nas unidades básicas de saúde e algumas escolas da rede pública.
A finalidade da campanha é alertar a população sobre os danos causados aos pulmões pela exposição ao tabagismo, seja ativo ou passivo. A ação é organizada pela Rede de Atenção à Pessoa Com Doença Crônica (DCNT), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A programação encerra com a 1º Mostra de Estudo de Caso de Tabagismo, que será realizada no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), dia 28/05, das 8 às 12 horas.
Saiba mais sobre as doenças causadas pelo uso do tabaco
Câncer de Pulmão
O tabagismo é responsável por mais de dois terços dos casos de câncer de pulmão, mundialmente. A exposição passiva ao tabaco, em casa ou no ambiente de trabalho, também pode causar a doença.
É bom lembrar, no entanto, que depois de cerca de dez anos sem fumar, a chance de desenvolver essas neoplasias cai pela metade.
Doença respiratória crônica
O fumo é a principal causa de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), constituída por bronquite crônica e enfisema pulmonar. A doença causa excesso de muco nos pulmões, tosse, dor torácica, dificuldade de respirar e cansaço.
Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)
SEGUE EM ANEXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CRONOGRAMA-GERAL-TABAGISMO-2019.pdf

Comentários do Facebook