Estão suspensos os atendimentos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Parauapebas, conforme Portaria Nº 410, de 18 de março de 2020. O objetivo é concentrar os esforços da estrutura de saúde do município nas ações de enfrentamento e contingenciamento da epidemia do Coronavírus. O município ainda não tem casos da doença confirmados, somente suspeitos.
Atendimentos eletivos são aqueles agendados e que não são classificados como de urgência ou emergência. Porém, poderão ser atendidas nas UBS as pessoas do seguinte grupo de risco: idosos, crianças, gestantes, doentes crônicos, hipertensos e diabéticos.
Esses atendimentos deverão ser agendados por telefone da UBS em que o paciente é atendido. A recomendação é que só procurem o serviço de saúde em extrema necessidade. A lista com telefone e endereço de todas as UBSs está disponível ao fim deste comunicado.
Para evitar aglomerações, serão suspensos os atendimentos eletivos de odontologia e somente casos de urgência/emergência serão realizados. O pré-natal é considerado atendimento essencial: as equipes de saúde se organizarão para garantir que as gestantes permaneçam o menor tempo possível dentro das unidades, evitando aglomerações nas salas de espera.
Alterações no atendimento na UPA, Pronto Socorro e HGP
Para evitar grandes aglomerações, não será permitida a presença de acompanhantes de pacientes nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Pronto Socorro Municipal (PSM) e do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), com exceção para idosos, crianças, pessoas incapazes ou em situação especial de saúde. UPA, Pronto Socorro e HGP seguem funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana.
Atendimentos na Policlínica, CAPS e SAD
As consultas e atendimentos com especialistas na Policlínica ocorrerão mediante o agendamento, devendo seguir rigorosamente o dia e o horário agendados. Quem recebe medicamentos de alto custo ou leite para crianças com intolerância à lactose, deve ligar para agendar o horário para recebê-los.
O serviço de Gestação de Alto Risco será mantido na Policlínica, porém será reorganizado de forma a minimizar a exposição das gestantes. Essa mesma recomendação é estendida ao serviço especializado ao Doente Renal Crônico (DRC), que também será mantido nesse período.
Os atendimentos do Centro Especializado de Reabilitação (CER) também serão ajustados, assim como os realizados no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O público dessas unidades de saúde será devidamente informado.
Continuarão também os atendimentos do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Os profissionais seguirão as normativas específicas.
Funcionamento da Semsa, TFD e Dirca
O atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e no setor de Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (Dirca) será somente de expediente interno.
Todos os profissionais de saúde deverão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e obedecer às rotinas, normas e fluxos internos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Para acessar a lista de UBSs do município, com endereço e telefone de contato, clique aqui.
Assessoria de Comunicação – Ascom – Prefeitura de Parauapebas