O voo da empresa Surinam Airway, que vem do Suriname com passageiros brasileiros, deve pousar na tarde desta terça-feira (31), no Aeroporto Internacional de Belém. A chegada do voo foi anunciada pelo governador Helder Barbalho, na segunda-feira (30), durante um pronunciamento das medidas que o Estado está tomando em combate ao coronavírus.
Embora a aeronave tenha capacidade para 128 passageiros, até a noite de segunda-feira (30), tinham sido confirmados 78 passageiros no voo, sendo 44 paraenses.
Eu falei com o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, para que o governo federal tomasse as providências a respeito dos passageiros que não são paraenses. Que fosse dada uma solução para que essas pessoas possam seguir com segurança até seu destino final”, ressaltou Helder Barbalho, lembrando que o Governo do Pará já apresentou à Justiça Federal uma Ação Cautelar para que a União seja obrigada a viabilizar essa logística.
Em relação aos paraenses, o Estado deve recepcioná-los ainda no Aeroporto Internacional de Belém para identificar o quadro de saúde de cada um. Quem apresentar sintomas será encaminhado para exames. Quem não tiver sintomas vai assinar uma declaração, se responsabilizando a ficar em casa em quarentena. “Se infringir a lei, será responsabilizado. Iremos monitorá-los”, afirmou Helder Barbalho.
Vale lembrar que o primeiro anúncio da chegada do voo do Suriname foi feito há 10 dias, no sábado (21), pelo próprio governador.
Na ocasião, o governador do Pará entrou com uma liminar na Justiça pedindo que o governo federal adotasse medidas preventivas contra o coronavírus e colocasse todos os passageiros em quarentena, a fim de evitar contágio pelo covid-19. Porém, no domingo(22), o voo foi cancelado.
Fonte: DOL