Foto: Denilson Almeida/Diário do Pará

Na madrugada deste sábado (6), por volta de 1h40, parte de uma ponte do complexo Alça Viária, importante por fazer a ligação entre Belém e cidades do interior do estado, caiu no rio Moju, depois que uma balsa colidiu em uma de suas pilastras, próximo à entrada do município de Acará, no Km 48, cerca de 100 km de Belém.
Segundo o CIOP – Centro Integrado de Operações do Pará, no momento do acidente, dois veículos estavam passando na ponte e inda nāo se sabe a quantidade e o estado de saúde das vítimas.
Equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, e o Grupamento Aéreo e Fluvial, foram acionados e as buscas pelos ocupantes dos veículos estão sendo realizadas no local.
Logo nas primeiras horas da manhā, o governador do estado, Helder Barbalho, e o Secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, estiveram no local e sobrevoaram a área do aidente.
Problemas estruturais
No início do ano, vários problemas de corrosão e desgaste em pilares e estacas foram detectados na ponte do Rio Moju durante vistoria técnica realizada por técnicos da SETRAN – Secretaria de Estado de Transportes, do CREA/PA – Conselho Regional de Engenharia e do Corpo de Bombeiros, além de secretários, deputados e o governador.
Apesar disso, na ocasião, não foi detectado risco de desabamento da estrutura e o tráfego de veículos foi mantido no local.
A princípio, ainda é prematuro falarmos em interrupção no tráfego sobre a ponte. De toda forma, já solicitei que sejam liberados recursos do tesouro para a execução das medidas emergenciais”, explicou o governador”, Helder Barbalho, na época.
O Governo do Pará divulgou na ocasião a realização de medidas emergenciais na ponte, como a implantação de novas defensas para evitar os choques de embarcações, revestimento em concreto das estacas que estão com as ferragens à mostra, além de revitalização da sinalização da área.
Outro acidente na Alça Viária
Há 5 anos, no dia 23 de março de 2014, parte de outra ponte da Alça Viária sobre o Rio Moju desabou após uma balsa ter colidido com a estrutura. A embarcação, que transportava óleo, destruiu um dos pilares da construção, localizada a cerca de 120 km de Belém.
Com o incidente, foi rompida parte da estrutura, que possui cerca de 900 metros de extensão e 23 vãos. De acordo com informações da PRE, cerca de 50 metros da ponte, localizada no quilômetro 48 da rodovia PA-483, foram destruídos com esse acidente.
Da redação, com informações do carajas info.
Foto: Denilson Almeida/Diário do Pará

Comentários do Facebook