Os cuidados com saúde mental são diários, ainda mais em tempos de pandemia que transformou a rotina de muitos brasileiros.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, atingindo mais de 12 milhões de pessoas.
Para ajudar a enfrentar esse momento tão delicado, psicóloga do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA), orienta com alguns cuidados necessários que devemos ter no dia a dia para manter um bom cuidado com a saúde mental.
Para Nailsa Oliveira, psicóloga do HRSP, com o avanço da pandemia, muitas pessoas estão desenvolvendo vários sintomas psicológicos. Entre eles, o aumento do estresse, depressão, insônia e irritabilidade que prejudicam a saúde.
É necessário uma readaptação a todas essas mudanças que o mundo sofreu nos últimos meses devido à Covid-19. Precisamos reajustar a nossa mente a essa situação de crise“, afirma.
A especialista destaca a importância de dormir bem e os cuidados com a alimentação. “Além de uma boa noite de sono, deve-se manter uma dieta balanceada. É possível utilizar técnicas de respiração que podem ajudar na diminuição da ansiedade. Caso seja necessário busque sempre por ajuda profissional”, diz.
Dicas para uma boa saúde mental
·     –    Adquira novas habilidades, exercite seu cérebro: Tente um novo hábito, aprenda a tocar um instrumento, fazer um tipo de artesanato ou atividade cultural;
·     –    Encontre a felicidade além das redes sociais: Se possível, abandone as redes sociais por alguns minutos de seu dia, para descansar a mente. Não passe horas visitando a página daquela pessoa que você acredita ser feliz, procure encontrar a sua felicidade.
·    –     Reflita sobre sua vida: Questione se você está feliz, ou se acredita que a felicidade está em outro lugar. Essa autopercepção irá ajudar a tomar decisões que condizem com seus verdadeiros interesses;
·    –     Melhore seus relacionamentos: No campo das amizades ou dos relacionamentos amorosos, aprenda a manter relações que não sejam tóxicas. É preciso manter-se longe de quem nos agride psicologicamente;
·     –    Seja pé no chão: Não deixe ser consumido por hipóteses catastróficas, foque no presente e no que de fato pode ser feito, para prevenir o pior cenário e mitigar os desafios que já existem.
O Regional de Marabá é uma unidade do governo do Estado do Pará, que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade é referência em atendimento de média e alta complexidades para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios paraenses.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.
Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
Ederson Oliveira – ASCOM/Pró-Saúde