O show do padre Alessandro Campos, “o padre sertanejo”, encerrou a IV Feira de Negócio e IV Festival de Gastronomia de Canaã dos Carajás (Fenecan 2019), em grande estilo, neste domingo (6). Foram cinco dias de programação intensa de shows, concursos de beleza, disputa de gastronomia e uma rede de serviços e atrações paralelas com temáticas educativas como seminários, debates e oficinas de robótica, além dos festejos de aniversário dos 25 anos da cidade.
Um túnel de LED e a bolha de conhecimentos, criados com exclusividade para o evento, ficarão na memória dos moradores de Canaã, especialmente as crianças, jovens e estudantes. O balanço parcial da Fenecan foi positivo. Segundo o prefeito municipal, Jeová Andrade, a expectativa de atrair cem mil pessoas e gerar R$ 1, 6 milhão em negócios, foi superada. O parque de diversão e o Túnel de LED vão continuar funcionando no bosque Gonzaguinha como parte da programa alusiva ao Dia das Crianças, que transcorre no próximo dia 12 deste mês.
Para 2020, a Feira deve crescer em pelo menos 20%, o mesmo percentual de 2018 para 2019. O secretário municipal de Desenvolvimento, Jurandir José dos Santos, adiantou que a Feira vai mudar para um local maior que os 14.400 metros quadrados do bosque do Gonzaguinha, onde foi realizada desde a primeira versão. “Nossa equipe de trabalho vai começar o planejamento da Fenecan de 2020, logo após o término do balanço final da edição deste ano”, disse.
O mesmo pensamento é do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã (Aciacca), Pedro Antônio da Silva, que emocionado, festejou os resultados da festa. “Sabemos da nossa responsabilidade por se tratar de recursos públicos sendo investidos no evento, mas temos a certeza que estamos fazendo o melhor para Canaã”, disse.
A Fenecan foi realizada num ambiente tranquilo. Não foram registrados acidentes durante os quatro dias de programação. “Gratidão é nossa palavra final e esperamos continuar trabalhando em benefício desse evento que ganhou dimensão gigantesca e se firmou como a maior feira de negócios da região Sul do Pará”, avaliou o prefeito. Este ano, a Fenecan reuniu mais de 80 expositores das empresas locais e visitantes, empresas brasileiras e de multinacionais. A gastronomia invadiu o espaço com mais variados produtos, como também artesanato, produtos regionais e variada rede de produtos e serviços.A Fenecan também foi o momento para o lançamento do Pacto por Canaã, que é uma agenda positiva de obras e serviços que vão transformar a cidade num local ideal para viver e trabalhar até o 2035. “O Pacto é nossa diretriz de gestão pública, governança e investimentos tecnológicos e de educação com ideal de buscar alternativas econômicas, aproveitando os recursos da indústria da mineração”, explicou Jorge Trejane, coordenador do Distrito Empresarial de Canaã. “As primeiras ações do Pacto, como o distrito empresarial, já estão acontecendo, vamos fazer uma etapa de cada vez para não comprometer sua execução”, completou.
Vale destacar ainda a eleição da jovem Idelvânia Reis, como “Miss Comércio 2019”, uma promoção do Conselho da Mulher Empresária de Canaã. “Ficamos surpresos com a movimentação do concurso. Ano que vem vamos fazer seletiva pra conseguir mobilizar e atender mais os jovens e movimentar os empresários de Canaã”, disse Carla Oliveira, presidente. Juntamente com Idelvânia, foi eleito Tharleon Pereira, como “Mister Comércio 2019”.
Na programação de shows, passaram pelo palco da Fenecan, a dupla sertaneja Bruno e Marrone, o cantor gospel Anderson Freire, o cantor sertanejo Marcelo Lima, e no encerramento o show com o padre Alessandro Campos. Uma missa em ação de graça, celebrada pelo padre Mateus Felipe, da paróquia de São Pedro e São Paulo, antecedeu a apresentação do religioso sertanejo. Milhares de pessoas aproveitaram a programação e nem a forte chuva que caiu na noite deste domingo, afastou o público. O padre Alessandro Campos cantou seus grandes sucessos e deixou sua mensagem de fé e amor a Deus aos moradores de Canaã.

Comentários do Facebook