Nesta terça-feira (27) iniciará o ano letivo na rede pública municipal, todas as escolas passaram por reforma e estão preparadas para receber os alunos. “Temos trabalhado incansavelmente para ofertar uma Educação de qualidade em Curionópolis, pegamos as escolas em situações deploráveis, adquirimos de imediato as carteiras para os alunos e mesas para os professores, tratamos também de melhorar os ganhos dos professores, para que eles pudessem se sentir mais valorizados, e agora concluímos a reforma das escolas”, destacou o prefeito Adonei Aguiar.

Todas as 18 escolas do município foram reformadas, fizemos pintura, substituição da parte elétrica, consertos de hidráulica e manutenção nas centrais de ar, trocamos 80% dos ventiladores, colocamos cerâmicas nas paredes de algumas cozinhas e banheiros”, detalhou o secretário de Obras, Francisco Antônio dos Santos Costa (Quixadá)

A equipe da Educação preparou tudo com muito carinho para o volta as aulas, fizemos as formações pedagógicas e organizamos todos os planejamentos para iniciar com o êxito o período letivo. E essa reforma agregou ainda mais às ações que o governo municipal têm desenvolvido para alavancar a Educação do nosso município”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Lêda Viveiros.

Investimentos na Educação

Em 2017 a Educação de Curionópolis recebeu investimentos inéditos na história do município: 2.000 carteiras novas foram compradas; a merenda escolar foi reforçada, agora os alunos se alimentam com refeições balanceadas; o transporte escolar também agora tem mais qualidade com os três novos ônibus que foram disponibilizados; e os professores receberam triênio, apoio para pós-graduação e melhora nos salários, com o pagamento do Piso Nacional do Professor e incremento de 27% na hora-atividade, além do bônus de R$ 5.000,00 que foi repassado ao professores no final do ano.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também promoveu a retomada das formações pedagógicas e homenageou os professores, no dia 15 de outubro, com uma linda festa e entrega de vários brinde.

Salários dos professores

O valor do piso salarial em hora aula para 20 horas semanais (100 horas mensais) dos professores de nível superior, em início de carreira, na rede pública municipal de ensino, está hoje 65% acima do piso salarial nacional dos professores de nível médio para a mesma carga horária. Em relação a mesma carga horária do piso dos professores de nível superior da rede pública estadual de ensino está 110,20% superior.

Nos gráficos abaixo pode ser constatada a evolução salarial dos professores, comparando a remuneração do ano de 2016 com a de 2018: