É realizada culminância do Outubro Rosa no Posto de Saúde Planalto em Curionópolis

 É realizada culminância do Outubro Rosa no Posto de Saúde Planalto em Curionópolis
Foto: Anderson Souza

Ao longo do mês de outubro as equipes de Saúde da Família de todas as Unidades Básicas de Saúde de Curionópolis realizaram ações de prevenção ao câncer de mama e do cólon do útero, em alusão ao Movimento Outubro Rosa. Na manhã deste sábado, profissionais e usuários dos serviços se reuniram em uma programação diversificada para falar de prevenção. O evento foi realizado no Posto de Saúde da Família (PSF) Planalto.

A abertura do evento contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Kelma Oliveira, do presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Curionópolis, Paulo Igino, e da detora da Atenção Básica, Flávia Araújo. “A Saúde em todo o Brasil não passa por um bom momento, mas temos nos esforçado para fazer o nosso papel, reforçando a atenção básica e fortalecendo as ações de prevenção”, destacou Kelma Oliveira.

Foto: Anderson Souza

Temos como objetivo desenvolver todas as ações preventivas do calendários de campanhas do Ministério da Saúde, o Outubro Rosa foi só o começo”, destacou a diretora da Atenção Básica. Já o vereador, Paulo Igino, destacou o quanto a gestão municipal tem se empenhado em oferecer um melhor serviço para a população e reforçou que Curionópolis.

Após a abertura, foi realizada uma palestra com as enfermeiras Marilene Oliveira e Aline Ouriques, que reforçaram a importância da prevenção e ensinaram as técnicas do autoexame da mama. A programação contou também com sorteio de brindes para os participantes, café da manhã e a realização de coleta para o exame Preventivo do Câncer de Cólon de Útero (PCCU).

A dona de casa, Matilde Souza, diz fazer acompanhamento no PSF Planalto e garante ser bem atendida, “as meninas são sempre muito simpáticas, ontem mesmo fiz o meu preventivo e vim hoje participar dessa ação maravilhosa por que acho importante ficar por dentro de todas as informações que os profissionais de saúde tem pra passar”.

Kelma de Oliveira informou que a coleta de PCCU é realizada normalmente, em todas as unidades de saúde. O resultado sai em torno de 15 dias.

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *