Vereador Zacarias solicita reforma do Ceup, implantação de academias públicas e aquisição de lotes urbanizados

 Vereador Zacarias solicita reforma do Ceup, implantação de academias públicas e aquisição de lotes urbanizados

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (27), o vereador Zacarias Marques (PSDB) apresentou três proposições, nas quais sugere obras e ações ao prefeito Darci Lermen nas áreas de educação, esporte, lazer e habitação.

Ceup

Por meio da Indicação nº 15/2018, o parlamentar pediu a reforma e melhorias nas instalações do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Construído há cerca de 20 anos, o Ceup encontra-se com visíveis desgastes, dado o tempo de uso, o que é normal em toda instalação ou equipamento. Tal realidade torna necessária a reforma das salas, auditórios, banheiros, corredores, quadra esportiva e demais dependências. Devido ao tempo de sua implantação, também já exige melhorias se levarmos em conta de que é preciso se adequar a uma nova realidade”, relatou Zacarias Marques.

Academia

Em seguida, Zacarias sugeriu, na Indicação nº 16/2018, a implantação de academias ao ar livre nas vilas rurais de Parauapebas. Na justificativa da proposição, o vereador argumenta que os moradores da zona rural têm pouca ou nenhuma opção de lazer e nenhum acesso às academias comerciais existentes no perímetro urbano. O parlamentar destacou ainda que a prática de exercícios físicos é essencial para manter uma boa saúde.

A implantação dos equipamentos de ginástica nas vilas de Parauapebas confirmará o critério de igualdade aos cidadãos, dando aos que moram fora da zona urbana os mesmos direitos dos que residem na cidade”, explicou.

Lotes urbanizados

Por fim, Zacarias Marques propôs, na Indicação nº 19/2018, a realização de estudo para analisar a viabilidade de o poder público adquirir lotes urbanizados para serem destinados às famílias de baixa renda. A sugestão do parlamentar é para que essas áreas sejam adquiridas junto aos loteamentos regulares já existentes no município.

De acordo com o vereador, vários loteamentos regulares foram implantados no perímetro urbano, efeito que proporcionou alargamento territorial da cidade. Entretanto, “mais de seis mil lotes se encontram nos estoques das loteadoras, dentre elas, Nova Carajás, Loteamento Amazônia, Buriti (Cidade Jardim) e outros, causando um caos, tanto de ordem econômica quanto de segurança pública e de controle de endemias”.

Além disso, Zacarias acredita que desta maneira o poder público vai economizar, pois ficaria mais caro para o município obter áreas sem infraestrutura urbanizada. “A presente solicitação visa proporcionar condições de moradia digna à população de baixa renda em loteamentos já existentes, com valorização da dignidade humana e economicidade aos cofres do município”, destacou Zacarias Marques.

Aprovação

As três indicações foram aprovadas por todos os vereadores e serão encaminhadas para análise do prefeito Darci Lermen e secretários responsáveis.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg

 

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *