Vereador Castilho sugere criação da Semana Municipal de Prevenção da Saúde do Homem

 Vereador Castilho sugere criação da Semana Municipal de Prevenção da Saúde do Homem

A última semana do mês de novembro será destinada à Semana Municipal de Prevenção da Saúde do Homem. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a prevenção das doenças mais recorrentes nos homens e proporcionar uma programação de mutirões e diagnóstico do câncer de próstata, cardiopatia, pneupatias, controle dos níveis de glicemia, colesterol, diabetes e gastroenteropatias.
A programação da Semana do Homem também prevê campanha de prevenção, orientação e combate ao alcoolismo e tabagismo.
A proposta da criação da Semana Municipal de Prevenção da Saúde do Homem é de autoria do vereador Luiz Castilho (Pros). Segundo o parlamentar, muitos homens morrem com doenças que poderiam ter sido evitadas, caso houvesse prevenção.
A população masculina não cuida adequadamente da própria saúde e normalmente só procura o médico em caso de urgência ou quando o problema de saúde já está em caso de evolução”, destacou Luiz Castilho.
Para reverter a situação e oferecer aos homens esclarecimentos, exames específicos de saúde e tratamento, o vereador colocou em votação o Projeto de Lei nº 91/2019, que instituiu a Semana do Homem.
Após debates, os vereadores aprovaram o projeto, que também possibilita que o poder público, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, firme convênios e parcerias com outras esferas de governo, empresas e entidades não governamentais, para a realização da referida semana.
Assim, a população masculina do município poderá ter acesso ao check-up periódico para controlar os fatores de risco e, consequentemente, ter uma vida saudável.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza / Ascomleg

Deo Martins