Prefeitos de 14 cidades do Pará recebem capacitação técnica

 Prefeitos de 14 cidades do Pará recebem capacitação técnica

Foto: linkdigital

Foto: linkdigital

Prefeitos de 14 municípios, localizados na área de influência da empresa Vale, receberão capacitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) para atender os 44 itens exigidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para pleito de novos projetos.

Trata-se de recurso oriundo do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), recebido pelo BNDES através de contrato com o Governo do Estado no valor de R$ 35.534.682,94, assinado em 1/06/2010, destinado ao Programa de Investimentos do Estado do Pará. O workshop será realizado pelo Centro Regional de Governo do Sudeste do Estado e Sedop, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, no Centro de Convenções de Marabá.

O BNDES exige um check-list de 44 itens para pleito de novos projetos e, como a Sedop tem até o dia 20 de março para encaminhar toda a documentação, a secretaria resolveu fazer a capacitação para que todos os gestores façam, em conjunto, o preenchimento de tudo durante o curso”, ressaltou a diretora de Planejamento e Controle da Sedop, Luciana Côrrea

Na maioria dos municípios as obras foram finalizadas, outros ainda estão com pendências de aprovação. Devido rendimentos do saldo restante dos recursos do FRD II (da segunda etapa), vão ser liberados cerca de um milhão e meio de reais para cada município, dinheiro que pode ser utilizado em projetos na área de saúde, educação, saneamento básico, desporto e justiça. Após entregue toda a documentação, o próximo passo é a análise e autorização do BNDES para que sejam iniciadas as licitações dos projetos.

O FRD, criado em 1999, contempla os municípios de Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Parauapebas, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia, o único que rejeitou o recurso, por vontade própria, foi a cidade de Curionópolis, que agora foi solicitado pelo novo gestor do município.  A segunda etapa do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização foi iniciada em 2014. 

Sugestão de Entrevistados:

Luciana Corrêa – diretora de Planejamento e Controle da Sedop
Eliamara Silva – assessora da Diretoria de Planejamento da Sedop
Jorge Bittencourt, Secretário Regional de Governo do Sudeste e prefeitos

SECOM – Secretaria de Estado de Comunicação

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *