9 pessoas são presas por corrupção e fraudes na Prefeitura de Marituba

 9 pessoas são presas por corrupção e fraudes na Prefeitura de Marituba

Foto: Reprodução/Operação Polícia Civil

Secretária de Finanças e Administração da Prefeitura de Marituba, Laurieth Lemos, também estava envolvida no esquema ilegal e foi presa Foto: Reprodução/Polícia Civil PA

Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva contra três empresários, seis servidores e ex-servidores da Prefeitura de Marituba no início da manhã desta quarta-feira (25) em Marituba, região Metropolitana de Belém.

Trata-se dos empresários Ivo Pinho Neves, Ítalo Pinho Neves e José Laureno Neves; os servidores da Prefeitura: a Secretária de Finanças e Administração da Prefeitura de Marituba Laurieth Lemos, Gilmar Sousa, Itelmar Barroncas Gonzaga, Ilmara Azevedo Campos, Debora Raquel Fonte Reis e Flávio José Borges.

A operação é uma investigação que apura o crime de desvio de recurso público no município e corrupção praticada por associação criminosa em contratos realizados através de direcionamentos, além de crimes conexos.

As irregularidades foram denunciadas à Delegacia de Repressão a Defraudações Públicas (DRDP) através do Disque Denúncia, que informava dos desvios de recursos em um contrato de instalação e manutenção de iluminação pública da cidade.

Após as investigações, foram constatadas as possibilidades da ocorrência dos crimes cometidos pela empresa “I P NEVES“, que foi utilizada para fraudar os cofres municipais e venceu a licitação fraudada, passando a prestar serviço de forma parcial e superfaturada.

Esta é a segunda parte da “Operação Presépio” que tem como objetivo reprimir desvios de recursos públicos e corrupção na Prefeitura de Marituba. A operação contou também com sequestro de bens e valores dos envolvidos:

  • bloqueio de transferência de bens imóveis em Cartório de Registro de Imóveis no Estado do Pará;
  • bloqueio judicial de transferência de veículos automotores junto ao Detran (Departamento Nacional de Trânsito);
  • bloqueio em contas bancárias na ordem de até R$ 8.120.000,00 nas contas bancárias e outros proventos de cada representado no total aproximado de R$ 73.080.000,00

Com informações da Polícia Civil

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *