SEFA apreende mais de mil estacas de madeira irregular em Marabá

 SEFA apreende mais de mil estacas de madeira irregular em Marabá

Equipes de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam 30 metros cúbicos, que representam mais de mil unidades de estacas da espécie vegetal acapu, na rodovia BR-222, em Marabá, sudeste do Pará. De acordo com informações divulgadas neste sábado (24), o transportador da carga portava nota fiscal e guia de transporte falsificados.

A apreensão foi feita na última quinta-feira (22) por uma equipe da Sefa, que faz parte da coordenação de mercadoria em trânsito de Carajás. O condutor da carreta não respeitou o aviso de parada obrigatória nos postos de fiscalização localizados na entrada de Marabá. A fiscalização perseguiu o veículo e fez a condução dele até a sede da unidade fazendária.

Após a conferência dos documentos, verificamos que a nota fiscal apresentada informava remessa de estacas de uruará, com destino a Parauapebas. Além da ilegalidade dos documentos, o condutor estava no sentido inverso do trajeto, ou seja, a mercadoria não iria para o destino informado”, explicou o coordenador da unidade de Carajás, George Tavares dos Santos, auditor fiscal de receitas estaduais.

Foi lavrado Termo de Apreensão e Depósito no valor de R$ 6.553,56, já recolhido. O condutor foi encaminhado à fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a quem caberá investigar os ilícitos ambientais. A mercadoria também será entregue ao Ibama, porque a guia florestal era falsa.

Fonte: G1

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *