Policia prende 32 por fraudes em pagamentos da Seduc

 Policia prende 32 por fraudes em pagamentos da Seduc

(Foto: Daniel Costa/Arquivo)

(Foto: Daniel Costa/Arquivo)

polícia prendeu na manhã desta terça-feira (5) 32 pessoas acusadas de participar de um esquema que fraudava o pagamento de auxílio natalidade na Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). Segundo investigações, pelo menos 100 pessoas chegaram a receber o benefício de forma fraudulenta.
A ação foi batizada de “Operação Verônica“, em alusão ao caso conhecido como “Grávida de Taubaté“, em que uma mulher chamada Verônica fingiu estar grávida de quadrigêmeos para receber doações. Segundo a Polícia Civil, em 2016, funcionários da Seduc passaram a receber indevidamente o benefício, após informações falsas sobre gravidez serem inseridas no sistema do recursos humanos da secretaria. A fraude era realizada pelos servidores responsáveis pelo lançamento das folhas de pagamento, fazendo com que funcinoários sem filhos recebecem o auxílio no valor de um salário mínimo por criança.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o esquema cresceu, passando a abranger funcionários de outros setores da secretaria, incluindo professores e diretores de escolas, somando uma centena de pessoas no esquema fraudulento. Em troca, os beneficiados transferiam até 50% do valor para os servidores responsáveis por fraudar a folha de pagamento.
Com provas dos crimes, a Justiça expediu 40 mandados judiciais, entre mandados de prisão temporária e busca e apreensão. Os envolvidos no esquema foram presos na Região Metropolitana de Belém e nos municípios de Mãe do Rio, no nordeste paraense, em Macapá, no Amapá, e em Gaspar, em Santa Catarina.
Os presos no Pará foram encaminhados para a Delegacia-Geral, em Belém, onde irão prestar depoimento.
Reportagem: DOL

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *