Foto: Ronaldo Modesto

Caminhões com vários homens do Exército Brasileiro, além de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal (PF), se concentravam nesta manhã, terça-feira (15), em frente ao Cemitério Municipal de Parauapebas, na Rodovia Faruk Salmem, de onde o comboio partiu para realização de operação na região.
O objetivo e alvos da ação só serão divulgados por meio de nota após o meio-dia, segundo informou a assessoria de comunicação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Marabá. A instituição confirmou, entretanto, que a ação está relacionada à Operação Verde Brasil, desencadeada em agosto após registro de diversas queimadas na região amazônica e início de uma crise ambiental no país.

Foto: Ronaldo Modesto

Conforme o Ministério da Defesa, as ações da operação visam não apenas combate às queimadas na floresta, mas também de combate a crimes ambientais em geral. Em decreto presidencial, de 23 de agosto, Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem e para ações subsidiárias em diversas, dentre elas fronteiras, terras indígenas e unidades de conservação ambiental.
Reportagem: Luciana Marschall – Correio de Carajás

Comentários do Facebook