Uma carreta com 4.100 caixas de bebida alcoólica mista, totalizando 98 mil garrafas, foi apreendida na nesta sexta-feira (3), durante fiscalização realizada por servidores da unidade de controle de mercadorias em trânsito de Belém, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
O veículo foi apreendido no município de Santa Maria do Pará. A mercadoria saiu de São Paulo e tinha como destino o município de Castanhal, no nordeste paraense.
O veículo localizado pela Polícia Rodoviária Federal de Santa Maria foi encaminhado à unidade fazendária de São Francisco, nordeste paraense.
O transportador tinha nota fiscal da carga, mas não foi feito o recolhimento antecipado do imposto, o que é obrigatório em caso de bebida. O condutor também evitou a parada nas unidades de fronteira, tentando escapar da obrigação do recolhimento do imposto estadual.
O valor da mercadoria é de R$ 173.356. Foi lavrado Termo de Apreensão e Depósito, TAD, no valor de 110.667 reais, referente a ICMS mais multa. A mercadoria foi retida, à espera do pagamento do tributo.
Agência Pará