Jornalistas, estudantes e profissionais que atuam na área de comunicação no Baixo Amazonas lotaram o auditório do Ministério Público do Estado em Santarém para participar do primeiro dia do Encontro de Comunicação do Pará – Publicom, na tarde desta segunda-feira (28). Organizado pela Secretaria de Estado Comunicação (Secom), o evento teve como destaque, na abertura da programação, a palestra “Pará: descobrindo outros mundos para se conectar”, ministrada pelo jornalista Zeca Camargo.
Quando fui convidado para participar do Publicom e soube que o assunto seria turismo, ainda mais no Pará, não pensei duas vezes e topei. Até porque sempre que me chamam pra falar de turismo eu fico muito feliz, pois além de ser um assunto que eu gosto de falar, é uma vocação”, disse.
A relação entre o jornalismo e as redes sociais, com debates conduzidos pelas jornalistas Franssinete Florenzano, da Assembleia Legislativa do Pará, e Adelaide Oliveira, da Rede Cultura, também foram abordados no evento. A jornalista Cleide Pinheiro, da Temple Comunicação, falou sobre riscos, crise de imagem e os desafios da gestão de reputações na era digital.
Abrangência – A presença de profissionais de comunicação de todas as partes do Baixo Amazonas foi marcante no evento. O jornalista Márcio Garcia, de Oriximininá, viajou oito horas de barco só para participar do Publicom. “Quando nós ficamos sabendo que teríamos a oportunidade de participar desse evento em Santarém, ficamos muito entusiasmados. É uma oportunidade incrível de viver novas experiências e trocar conhecimento”, disse.
Assessora de imprensa no município de Mojuí dos Campos, Regina Lúcia também encarou uma longa viagem de barco para participar do encontro. “O Publicom já se tornou uma tradição para quem trabalha com comunicação. Que bom que esse evento também chegou a nossa região. Vou aproveitar cada minuto e tentar repassar tudo que aprender para outros colegas que não tiveram a oportunidade de vir”.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve presente na abertura do evento e disse que os temas abordados são oportunidades para que os potenciais turísticos da região sejam ainda mais divulgados e explorados por quem trabalha com a mídia. “Temos pesquisas que comprovam que o turismo tem crescido cada vez mais aqui na região. Por esse motivo, é com muita alegria que recebemos esse evento, principalmente por ver uma plateia lotada por formadores de opinião que produzem conteúdo sobre as belezas do Tapajós”, ressaltou.
Dentro do nosso planejamento já tínhamos determinado, desde 2016, que este ano traríamos a programação à Santarém, reunindo a imprensa e os estudantes da região. Ficamos muito felizes em ver o auditório lotado, com jornalistas e estudantes de vários municípios. É um sinal de que estamos conseguindo cumprir o nosso objetivo de levar capacitação e conhecimento para todas as regiões do Estado”, ressaltou o secretário de Comunicação do Estado, Daniel Nardin.
Sala de aula – A realização do Publicom em Santarém fez com que os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade que estudam no campus local da Universidade da Amazônia (Unama) saíssem da rotina da sala de aula para viver uma aula prática de comunicação. A professora da disciplina Teoria de Comunicação, Maria Lúcia Moraes, liberou a sua turma para que os alunos pudessem participar do evento. “Aproveitei a oportunidade do Publicom para sairmos um pouco da teoria e fazermos uma aula prática. Pedi para meus alunos produzirem artigos e matérias sobre a programação do evento. Tenho certeza que a experiência será muito útil para eles”, disse.
A estudante de Jornalismo Alessandra Silva disse que há tempos tinha o desejo de participar do Publicom. “Já estou quase para me formar e precisava desse tipo de capacitação, principalmente para enriquecer o meu trabalho de conclusão de curso. Vou aproveitar cada minuto”.
O Publicom continua nesta terça-feira (29) com uma vasta programação que inclui temas como jornalismo humanizado, o texto na TV, a linguagem das narrativas digitais e turismo, entre outros.
O encerramento será marcado pelo lançamento da Quarta Edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo, organizado pela Secom, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/PA) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e também da campanha institucional do governo que terá o turismo como tema.
O Publicom é o maior evento de comunicação do Pará e de 2015 a 2017 já passou pelos municípios de Xinguara, Bragança, Redenção, Belém, Parauapebas e Paragominas, reunindo mais de dois mil participantes.
Programação:
Dia 29 de agosto
14h – Espaço dos Apoiadores
Prefeitura de Santarém / Projeto Territórios Sustentáveis, Pró-Saude e Ministério Público.
15h – ‘Jornalismo Humanizado’ – Cláudia Fusco (ONG Think Olga)
16h30 – ‘Texto na TV’ – Suelen Reis (TV Anhanguera), Paulo Silber (Secom) e Trisha Guimarães
18h – Coffee Break
18h30 – ‘Hipertexto: A linguagem das narrativas digitais’ – Mauro Lima (Secom)
19h30 – ‘Rebranding Turístico: Entendendo destinos como marca’ (Nando Torres – ARTplan-Mtur)
20h30 – Lançamento da Quarta Edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo (Abrajet/Setur/Secom) – Adenauer Góes (Setur)
Reportagem: Bruna C. – Agência Pará