O Grupamento Comunitário Escolar (GCE) da Guarda Municipal de Parauapebas, dando sequência ao projeto Escola Segura, realizou esta semana uma série de palestras preventivas abordando temas como combate à violência nas escolas, uso de drogas e preservação do patrimônio público.
A Escola Municipal Domingos Cardoso da Silva, localizada no bairro Casas Populares l, recebeu a equipe da Guarda Municipal na quarta-feira (10). Alunos do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental participaram da palestra e receberam orientações sobre segurança. O principal objetivo do programa é estimular o resgate e a prática de valores como respeito, ética e cidadania.
Essas palestras ajudam muito, pois trazem informações importantes. E a presença dos guardas faz com que a gente sinta mais segurança, sabendo que tem uma autoridade orientando os alunos e profissionais da escola. Eles ajudam e nos protegem”, afirma a aluna Beatriz dos Santos.
Os secretários de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Glauber Mota, e de Educação, Luiz Vieira, prestigiaram o evento. “O nosso objetivo é disseminar uma cultural de paz. A Guarda Municipal realizará palestras em todas as escolas do município, sensibilizando e ensinando crianças e adolescentes sobre o combate à violência, os riscos do uso das drogas e também sobre a importância da preservação do patrimônio. Esse último ponto é propício neste momento em que boa parte das escolas municipais passa por reformas”, explicou Glauber Mota.
Para o secretário de educação esta ação da Prefeitura de Parauapebas tem gerado bons resultados, “esse projeto veio em um momento propício. A comunidade pode ficar tranquila que essa é mais uma ação que o governo municipal implanta para garantir mais segurança e mais qualidade ao ensino. Os resultados são visíveis. A presença da guarda inibe ações de violência. Professores e gestores já observaram essas mudanças dentro da escola”, relata.
Para a diretora da escola, Antônia Glaci da Fonseca, esse projeto é de suma importância, “com a presença da Guarda Municipal nos sentimos mais seguros. A gente percebe o quanto os alunos confiam neles e se sentem à vontade para conversar e tirar dúvidas. Eles consideram os profissionais como amigos”, expressa.
O trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal é contínuo nas escolas. Nesta primeira etapa, o projeto já alcançou três outras escolas municipais: Luís Magno, Jean Piaget e Olga da Silva.
Texto: Sabrina Linhares – Foto: Bruno Cecim – Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP

Comentários do Facebook